CAPÍTULO VII
MOTORES
A
PISTÃO
Parte 1/3
Conceito - O motor a pistão é usado praticamente em todos os aviões de pequeno porte. Sua constituição é semelhante à dos motores dos automóveis, porém com refinamentos necessários às finalidades aeronáuticas.
Principio de Funcionamento - O motor a pistão aproveita a energia da queima do combustível do interior de um cilindro, onde os gases da combustão impulsionam um pistão. O movimento do pistão é transformado em movimento de rotação através de uma biela acoplada a um eixo de manivelas. O motor funciona através da sucessão dos impulsos sobre o pistão, conforme veremos posteriormente.
Os motores a pistão podem ser classificados em dois grandes grupos:
O significado da denominação "motor a quatro tempos" ficará claro mais abaixo. A figura abaixo mostra as principais partes que compões esse motor:
PONTO MORTOS E CURSOS
Durante seu movimento no interior do cilindro, o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Alto (PMA) e o Ponto Morto Baixo (PMB). A distância entre os dois pontos mortos chama-se Curso.
O FUNCIONAMENTO DO MOTOR A QUATRO TEMPOS
O motor a pistão não parte por si só. É preciso girá-lo algumas vezes até ocorrer a primeira combustão no cilindro. O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela primeira sequência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases.
PRIMEIRO TEMPO: ADMISSÃO
O primeiro tempo chama-se "admissão" e corresponde ao movimento do pistão do PMA (Ponto Morto Alto) para o PMB (Ponto Morto Baixo) com a válvula de admissão aberta.
Nesse tempo, ocorre a primeira fase, que chama-se também "admissão", por que o pistão aspira a mistura de ar e gasolina para dentro do cilindro.
Quando o pistão chega ao PMB, a válvula de admissão fecha-se, e a mistura fica presa dentro do cilindro.
O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas, e será estudado posteriormente.
SEGUNDO TEMPO: COMPRESSÃO
O segundo tempo chama-se "compressão", e corresponde ao movimento do pistão do PMB (Ponto Morto Baixo) para o PMA (Ponto Morto Alto) com as duas válvulas fechadas.
Nesse tempo, ocorre a segunda fase, que chama-se também "compressão", por que o pistão comprime a mistura de ar e gasolina que ficou presa dentro do cilindro.
A primeira vista, a compressão parece ser um desperdício de trabalho mas, sem a mesma, a combustão produziria pouca potência mecânica e a energia do combustível se perderia sob forma de calor.
TERCEIRO TEMPO: TEMPO MOTOR
Antes do terceiro tempo, ocorre a 3º Fase, denominada "Ignição", quando a vela produz uma faísca, dando início a 4º Fase, que é a "Combustão".
O terceiro tempo (Tempo Motor), corresponde à descida do pistão do PMA para o PMB, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem.
Essa é a 5º Fase de funcionamento do motor, e chama-se "Expansão". O motor pode agora funcionar sozinho, pois o impulso dado à hélice é suficiente para mantê-lo girando até a próxima combustão.
QUARTO TEMPO: ESCAPAMENTO
O quarto tempo chama-se "escapamento", "escape" ou "exaustão", e corresponde à subida do pistão do PMB para o PMA com a válvula de escapamento aberta. Nesse tempo ocorre a 6º Fase, que chama-se também "escapamento", porque os gases queimados são expulsos do cilindro pelo pistão.
Quando este chega a PMA, a válvula de escapamento fecha-se, encerrando o primeiro ciclo e então tudo se repete na mesma sequência.
Abaixo um vídeo mostrando os tempos e as fases de um motor de quatro tempos;
Principio de Funcionamento - O motor a pistão aproveita a energia da queima do combustível do interior de um cilindro, onde os gases da combustão impulsionam um pistão. O movimento do pistão é transformado em movimento de rotação através de uma biela acoplada a um eixo de manivelas. O motor funciona através da sucessão dos impulsos sobre o pistão, conforme veremos posteriormente.
Imagem 1 |
- Motores a Quatro Tempos;
- Motores a Dois Tempos;
O MOTOR A
QUATRO TEMPOS
Imagem 2 |
PONTO MORTOS E CURSOS
Durante seu movimento no interior do cilindro, o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Alto (PMA) e o Ponto Morto Baixo (PMB). A distância entre os dois pontos mortos chama-se Curso.
Imagem 3 |
O FUNCIONAMENTO DO MOTOR A QUATRO TEMPOS
O motor a pistão não parte por si só. É preciso girá-lo algumas vezes até ocorrer a primeira combustão no cilindro. O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela primeira sequência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases.
PRIMEIRO TEMPO: ADMISSÃO
O primeiro tempo chama-se "admissão" e corresponde ao movimento do pistão do PMA (Ponto Morto Alto) para o PMB (Ponto Morto Baixo) com a válvula de admissão aberta.
Nesse tempo, ocorre a primeira fase, que chama-se também "admissão", por que o pistão aspira a mistura de ar e gasolina para dentro do cilindro.
Quando o pistão chega ao PMB, a válvula de admissão fecha-se, e a mistura fica presa dentro do cilindro.
O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas, e será estudado posteriormente.
Imagem 1 |
SEGUNDO TEMPO: COMPRESSÃO
O segundo tempo chama-se "compressão", e corresponde ao movimento do pistão do PMB (Ponto Morto Baixo) para o PMA (Ponto Morto Alto) com as duas válvulas fechadas.
Nesse tempo, ocorre a segunda fase, que chama-se também "compressão", por que o pistão comprime a mistura de ar e gasolina que ficou presa dentro do cilindro.
A primeira vista, a compressão parece ser um desperdício de trabalho mas, sem a mesma, a combustão produziria pouca potência mecânica e a energia do combustível se perderia sob forma de calor.
Imagem 2 |
TERCEIRO TEMPO: TEMPO MOTOR
Antes do terceiro tempo, ocorre a 3º Fase, denominada "Ignição", quando a vela produz uma faísca, dando início a 4º Fase, que é a "Combustão".
O terceiro tempo (Tempo Motor), corresponde à descida do pistão do PMA para o PMB, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem.
Essa é a 5º Fase de funcionamento do motor, e chama-se "Expansão". O motor pode agora funcionar sozinho, pois o impulso dado à hélice é suficiente para mantê-lo girando até a próxima combustão.
QUARTO TEMPO: ESCAPAMENTO
O quarto tempo chama-se "escapamento", "escape" ou "exaustão", e corresponde à subida do pistão do PMB para o PMA com a válvula de escapamento aberta. Nesse tempo ocorre a 6º Fase, que chama-se também "escapamento", porque os gases queimados são expulsos do cilindro pelo pistão.
Quando este chega a PMA, a válvula de escapamento fecha-se, encerrando o primeiro ciclo e então tudo se repete na mesma sequência.
NOTAS:
- Podemos dizer que o tempo é o conjunto das fases que ocorrem quando o pistão percorre um curso.
- Em homenagem ao(s) seu(s) idealizador(es), este ciclo de quatro tempos chama-se ciclo de Otto (ou ciclo Otto-Beau de Rochas) .
Abaixo um vídeo mostrando os tempos e as fases de um motor de quatro tempos;
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