CAPÍTULO X
OPERAÇÃO
DO
MOTOR
Parte 2/2
CONTINUAÇÃO...
FASE OPERACIONAL DE MARCHA LENTA
O motor funciona sem solicitação de esforço, com velocidade apenas suficiente para não para. A manete de potência deve estar totalmente puxada para trás. A entrada de ar do motor é fortemente estrangulada, para admitir apenas uma pequena quantidade de ar.
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FASE OPERACIONAL DE DECOLAGEM
Esta é a fase em que se exige a máxima potência do motor. A manete de potência é levada toda para a frente (manete a pleno). Isso faz com que o motor seja alimentado com a máxima quantidade de ar e gasolina em excesso (mistura rica, na proporção de 10:1).
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A temperatura do motor poderá aumentar rapidamente, mas não causará danos, por que em menos de um minuto o avião terá decolado e atingido altura suficiente para o piloto reduzir a potência.
FASE OPERACIONAL DE SUBIDA
Nesta fase, o piloto reduz a rotação do motor, ajustando-a para potência máxima contínua (a potência máxima que o motor pode suportar sem limite de tempo). Em muitos aviões de baixa performance é desnecessário reduzir a rotação, por que o motor possui torque suficiente para girar a hélice em rotação excessiva durante a subida.
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A mistura ideal para subida é moderadamente rica (12,5:1). Se a altitude alcançada for grande, o ar ficará rarefeito, tornando a mistura excessivamente rica. Nesse caso, o piloto deverá empobrecer a mistura, puxando aos poucos a manete de mistura; haverá um aumento de rotação e o motor funcionará mais suavemente. Quando a rotação começar outra vez a cair, o piloto deverá voltar a manete um pouco e aí deixar . Esse procedimento é a correção altimétrica da mistura.
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FASE OPERACIONAL DE CRUZEIRO
Esta é geralmente a fase mais longa do voo, que compreende a viagem até o destino. Usa-se uma potência reduzida e a mistura pobre (16:1), para economizar combustível. A manete deve ser ajustada para rotação recomendada (por exemplo, 2200 RPM). Durante o cruzeiro, o piloto deve verificar constantemente a rotação no tacômetro.
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FASE OPERACIONAL DE ACELERAÇÃO
A aceleração rápida é efetuada em caso de emergência, por exemplo, quando surge um obstáculo inesperado na pista durante o pouso. O motor possui um sistema de aceleração rápida, que injeta uma quantidade adicional de gasolina no ar admitido, tornando a mistura rica. Esse sistema é acionado automaticamente quando o piloto leva a manete totalmente à frente.
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FASE OPERACIONAL DE PARADA DO MOTOR
Nos motores de automóveis, o sistema é parado desligando-se a chave de ignição. Esse procedimento tem a desvantagem de deixar uma certa quantidade de gasolina nos cilindros, causando diluição d óleo lubrificante. Para evitar esse inconveniente, é recomendado para os motores de aviação cortando a mistura, ou seja, interrompendo a entrada de gasolina.
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Neste capítulo estudamos o uso das manetes de potência e de mistura, além do tacômetro. Os demais controles e instrumentos serão estudados mais tarde. Os procedimentos descritos são aplicáveis a todos os aviões, mais a localização e o formato dos instrumentos e controles pode variar, como na figura abaixo.
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Parabéns pelo site, muito bom mesmo! Ajudou bastante nos estudos :)
ResponderExcluirMuito obrigado Caio César pelo feedback e espero poder ajudar muito mais !!! Abs, fica com Deus!
ExcluirJá vou começar a pilotar e estou revendo os aprendizados no teu site. Muito bom. Reforço no aprendizado é sempre bem vindo. Abraços.
ResponderExcluirFantastico, parabens!!!
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