quinta-feira, 7 de agosto de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo VII - Motores a Pistão (Parte 3/3)



CAPÍTULO VII

MOTORES 
A
PISTÃO

Parte 3/3



O MOTOR A 
DOIS TEMPOS


O motor de dois tempos recebe esse nome por que seu ciclo é constituído por apenas dois tempos, conforme veremos no item seguinte.

Mecanicamente, ele é bastante simples e tem poucas peças móveis. O próprio pistão funciona como válvula deslizante, abrindo e fechando janelas ou luzes, por onde a mistura é admitida e os gases queimados são expulsos.



Imagem 1

PRIMEIRO TEMPO

Admitindo que o motor já esteja em funcionamento, o pistão sobe, comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação no cárter. Aproximando-se o ponto morto alto (PMA), dá-se a ignição e a combustão da mistura.

Ao mesmo tempo, dá-se a admissão da mistura nova no cárter, devido à rarefação que se formou durante a subida do pistão.



Imagem 2

SEGUNDO TEMPO

Neste tempo, os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura do cárter. Aproximando-se o PMB, o pistão abre a janela de escapamento, permitindo a saída dos gases queimados.

A seguir abre-se a janela da transferência e a mistura comprimida no cárter invade  cilindro, expulsando os gases queimados.


Imagem 3

NOTA:
Durante o ciclo de dois tempos ocorrem também seis fases, das quais quatro (admissão, compressão, ignição e combustão) ocorrem no primeiro tempo e duas (expansão e escapamento) no segundo tempo.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

O motor de dois tempos é mais simples, mais leve e mais potente que o motor a quatro tempos, por que produz um tempo motor em cada volta do eixo de manivelas. Além disso, seu custo é menor, sendo por isso muito utilizado em aviões "ultraleves" e autogiros. Contudo, não é usado nos aviões em geral, devido às seguintes desvantagens:


  1. É pouco econômico, porque uma parte da mistura admitida no cilindro foge juntamente com as gases queimados.
  2. Após o escapamento, uma parte dos gases queimados permanece no cilindro, contaminando a mistura nova admitida.
  3. O motor a dois tempos se aquece mais, por que as combustões ocorrem com maior frequência.
  4. A lubrificação é imperfeita, por que é preciso fazê-lo através do óleo diluído no combustível.
  5. O motor é menos flexível do que o de quatro tempos, isto é, a sua eficiência diminui mais acentuadamente quando variam as condições de rotação, altitude, temperatura, etc.

Abaixo um vídeo explicando o funcionamento de um motor a dois tempos (Em Espanhol).






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