CAPÍTULO XIII
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
O sistema de combustível tem a finalidade de armazenar o combustível e fornecê-lo ao motor. Os dois sistemas mais utilizados são a alimentação por gravidade e a alimentação por pressão.
ALIMENTAÇÃO POR GRAVIDADE
Neste sistema, os tanques estão localizados em posições elevadas e o combustível escoa por gravidade até o motor. Os tanques têm um furo de ventilação para que o ar possa entrar. O piloto pode escolher os tanques a serem usados (superior, inferior ou ambos), através da válvula de corte e seletora, a qual serve ainda para cortar o fluxo de combustível ao motor.
ALIMENTAÇÃO POR PRESSÃO
Neste sistema, o combustível é enviado ao motor através da pressão de uma bomba. Normalmente são usadas duas bombas:
INDICADOR DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL (LIQUIDÔMETRO)
Serve para indicar a quantidade de combustível nos tanques. Geralmente é um instrumento elétrico que recebe o sinal de um transmissor localizado no tanque. Em determinados aviões, é constituído por uma simples boia com uma haste de arame visível externamente, logo a frente do para-brisas.
INJETOR DE PARTIDA ("PRIME")
É uma pequena bomba manual (ou elétrica), que serve para injetar um pouco de gasolina no tubo de admissão, para facilitar a partida do motor.
VÁLVULA DE CORTE E SELETORA
É uma válvula usada pelo piloto para selecionar o tanque e cortar o suprimento de combustível.
A figura abaixo (Imagem 5) mostra um exemplo de válvula utilizada num avião com tanques nas asas. As posições selecionáveis são: "Tanque Direito" (RIGHT), "Tanque Esquerdo" (LEFT), "Ambos" (BOTH) e "Corte" (OFF ou CUTOFF).
As posições RIGHT e LEFT são selecionadas quando um dos tanques está mais pesado, interferindo no equilíbrio do avião. Nos aviões bimotores há uma válvula para cada motor, e pode-se fazer a alimentação cruzada (Cross Feed), que consiste em alimentar o motor esquerdo com o tanque direito e vice-versa.
FILTRO
O filtro serve para reter impurezas sólidas, através de uma tela fina de metal ou papel filtrante. Alguns filtros têm corpo transparente, permitindo verificar a presença de impurezas e água. Geralmente o filtro encontra-se na parte mais baixa da fuselagem, próxima ao motor, e possui uma pequena válvula para que o piloto possa retirar um pouco de combustível e verificar se está contaminado com água.
A água do ar atmosférico contamina a gasolina, depositando-se no fundo dos tanques e nas partes baixas das tubulações. A água depositada pode levar certo tempo para chegar até o carburador e provocar a parada do motor. Como isso normalmente ocorre no ar, logo após a decolagem, a verificação d combustível (em todos os pontos de drenagem) é essencial para segurança do voo.
PREVENÇÃO CONTRA ÁGUA
Durante o abastecimento, a água pode ser eliminada por meio de um funil de camurça, que permite apenas a passagem da gasolina. Em muitos aeródromos isso é desnecessário, pois as bombas já fornecem o combustível livre de água.
Durante paradas prolongadas do avião, é conveniente manter os tanques completamente cheios, para diminuir a quantidade de ar em contato com a gasolina.
Imagem 1 |
ALIMENTAÇÃO POR GRAVIDADE
Neste sistema, os tanques estão localizados em posições elevadas e o combustível escoa por gravidade até o motor. Os tanques têm um furo de ventilação para que o ar possa entrar. O piloto pode escolher os tanques a serem usados (superior, inferior ou ambos), através da válvula de corte e seletora, a qual serve ainda para cortar o fluxo de combustível ao motor.
Imagem 2 |
ALIMENTAÇÃO POR PRESSÃO
Neste sistema, o combustível é enviado ao motor através da pressão de uma bomba. Normalmente são usadas duas bombas:
- Bomba principal, que é acionada pelo motor de avião.
- Bomba auxiliar, que é acionada por um motor elétrico. Geralmente é usada durante a partida do motor, decolagem, pouso ou voo em altitude elevada, conforme recomendado pelo manual do avião Essa bomba é capaz de alimentar o motor quando a bomba principal falhar. Em muitos aviões, ela encontra-se instalada no fundo do tanque de combustível.
Imagem 3 |
Serve para indicar a quantidade de combustível nos tanques. Geralmente é um instrumento elétrico que recebe o sinal de um transmissor localizado no tanque. Em determinados aviões, é constituído por uma simples boia com uma haste de arame visível externamente, logo a frente do para-brisas.
INJETOR DE PARTIDA ("PRIME")
É uma pequena bomba manual (ou elétrica), que serve para injetar um pouco de gasolina no tubo de admissão, para facilitar a partida do motor.
Imagem 4 |
VÁLVULA DE CORTE E SELETORA
É uma válvula usada pelo piloto para selecionar o tanque e cortar o suprimento de combustível.
A figura abaixo (Imagem 5) mostra um exemplo de válvula utilizada num avião com tanques nas asas. As posições selecionáveis são: "Tanque Direito" (RIGHT), "Tanque Esquerdo" (LEFT), "Ambos" (BOTH) e "Corte" (OFF ou CUTOFF).
As posições RIGHT e LEFT são selecionadas quando um dos tanques está mais pesado, interferindo no equilíbrio do avião. Nos aviões bimotores há uma válvula para cada motor, e pode-se fazer a alimentação cruzada (Cross Feed), que consiste em alimentar o motor esquerdo com o tanque direito e vice-versa.
Imagem 5 |
FILTRO
O filtro serve para reter impurezas sólidas, através de uma tela fina de metal ou papel filtrante. Alguns filtros têm corpo transparente, permitindo verificar a presença de impurezas e água. Geralmente o filtro encontra-se na parte mais baixa da fuselagem, próxima ao motor, e possui uma pequena válvula para que o piloto possa retirar um pouco de combustível e verificar se está contaminado com água.
A água do ar atmosférico contamina a gasolina, depositando-se no fundo dos tanques e nas partes baixas das tubulações. A água depositada pode levar certo tempo para chegar até o carburador e provocar a parada do motor. Como isso normalmente ocorre no ar, logo após a decolagem, a verificação d combustível (em todos os pontos de drenagem) é essencial para segurança do voo.
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PREVENÇÃO CONTRA ÁGUA
Durante o abastecimento, a água pode ser eliminada por meio de um funil de camurça, que permite apenas a passagem da gasolina. Em muitos aeródromos isso é desnecessário, pois as bombas já fornecem o combustível livre de água.
Durante paradas prolongadas do avião, é conveniente manter os tanques completamente cheios, para diminuir a quantidade de ar em contato com a gasolina.
Imagem 7 |
Ótimo.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirboas dicas amigo vlw
ResponderExcluirSuper útil.
ResponderExcluirÓtimo resumido.
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