terça-feira, 19 de agosto de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo XII - CARBURAÇÃO E INJEÇÃO -- Parte 2/2



CAPÍTULO XII

CARBURAÇÃO E INJEÇÃO


Parte 2/2



CONTINUAÇÃO...

O CARBURADOR DE INJEÇÃO

Este carburador funciona em conjunto com uma bomba que fornece a ele o combustível sob pressão. Ao carburador cabe apenas a função de dosar o combustível na proporção correta com o ar admitido ao motor. O carburador de injeção possui as seguintes vantagens em relação ao carburador convencional:


  • Evita acúmulo de gelo no tubo de Venturi e na borboleta, por que o combustível é injetado após a borboleta. As finíssimas partículas de gelo eventualmente formadas são aspiradas pelos cilindros e se vaporizam.
  • Funciona em todas as posições do avião, inclusive em voo de dorso, pois não há espaços vazios onde o combustível possa balançar.
  • Vaporização mais perfeita do combustível, porque, no ato da pulverização, a pressão aplicada "quebra" as gotas de combustível em partículas menores.
  • Dosagem mais precisa e constante do combustível.
Estas vantagens aplicam-se também, com maior ênfase, aos sistemas de injeção indireta e direta de combustível, que estudaremos nos próximos itens.


SISTEMA DE INJEÇÃO INDIRETA

Neste sistema, os cilindros recebem a mistura já formada. A figura abaixo (Imagem 1) mostra um sistema típico, onde o combustível é injetado na cabeça do cilindro, num fluxo contínuo, imediatamente antes das válvulas de admissão (os detalhes mecânicos não fazem parte do programa do curso).

Imagem 1

Alguns sistemas de injeção indireta não possuem válvula distribuidora, pois combustível injetado no duto de admissão, antes de este se ramificar para os vários cilindros do motor. A injeção pode ser feita na entrada do compressor de superalimentação, como na figura abaixo (Imagem 2). A vaporização do combustível torna o ar mais frio e denso, aumentando a massa de ar admitida e portanto a potência do motor.

Imagem 2


SISTEMA DE INJEÇÃO DIRETA

No sistema de injeção direta, o combustível é pulverizado para dentro dos cilindros, durante a fase de admissão. O fluxo é, portanto, descontínuo. O motor aspira ar puro e a mistura forma-se dentro dos cilindros. A figura abaixo (Imagem 3) mostra o esquema de um sistema típico de injeção direta. A bomba injetora desempenha um papel vital, pois ela serve não somente para bombear combustível, como também para distribuir e injetar combustível nos cilindros, em sincronia com os tempos de admissão.


Imagem 3


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