A estabilidade direcional refere-se ao equilíbrio de u avião em torno do seu eixo vertical.
Se pressionarmos o pedal direito durante o voo, o nariz do avião desviar-se-á para a direita.
Quando a pressão for aliviada, o comportamento do avião apresentará uma das características a baixo:
- Estaticamente Estável - O avião tende a voltar ao equilíbrio.
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- Estaticamente Instável - O avião tende a afastar-se do equilíbrio, derrapando cada vez mais fortemente.
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- Estaticamente Indiferente - O avião tende a permanecer fora do equilíbrio, continuando a derrapar.
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Imagem 3 |
A estabilidade direcional é menos importante do que a estabilidade longitudinal porque gera esforços pequenos sobre o avião.
Isso significa que não há risco estrutural imediato quando o avião tem pouca estabilidade direcional, ele será simplesmente incômodo para pilotar.
Basicamente existem dois fatores que influem na estabilidade direcional:
- Enflechamento
- Efeito de Quilha
No capítulo anterior, vimos que esses dois fatores influem também na estabilidade lateral.
ENFLECHAMENTO
Quando um avião de asa enflechada sobre um desvio para um dos lados, ele derrapará, ficando com uma asa mais exposta ao vento relativo que a outra, criando mais arrasto.
Dessa forma, aparecerá uma guinada que pode equilibrar ou desequilibrar o avião, conforme o tipo de enflechamento
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Imagem 4 |
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EFEITO DE QUILHA
O efeito de quilha é provocado pela ação do vento relativo sobre as áreas laterais do avião.
Quando maior a área lateral atrás do centro de gravidade, maior será a estabilidade direcional do avião.
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Imagem 6 |
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Imagem 7 |
ESTABILIDADE DINÂMICA DIRECIONAL
De maneira semelhante aos casos dos equilíbrios longitudinal e lateral, um avião estaticamente estável pode comportar-se de três diferentes maneiras quando tenta voltar ao equilíbrio:
- Dinamicamente Estável - O avião volta ao equilíbrio, amortecendo as oscilações.
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Imagem 8 |
- Dinamicamente Instável - O avião tenta voltar ao equilíbrio, mas não o consegue, oscilando cada vez mais fortemente.
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Imagem 9 |
- Dinamicamente Indiferente - O avião tenta voltar ao equilíbrio, mas não consegue amortecer as oscilações.
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Imagem 10 |
NOTA - Por motivos didáticos, as estabilidades direcional e lateral foram estudadas separadamente. Na prática, os movimentos de oscilações da asa e da cauda sempre ocorrem juntamente, criando movimentos combinados complexos, que não serão estudados neste curso.
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