CAPÍTULO 10
VOO PLANADO
A figura abaixo (Imagem 1) mostra um automóvel descendo uma ladeira de 30º de declive, em ponto morto, O seu movimento não é causado pelo motor mais pela própria ação da gravidade.
No caso, o veículo pesa 1000 kgf, e isso equivale a uma força de 500 kgf para a frente e uma outra de 866 kgf em direção ao solo.
De modo semelhante, um avião pode voar sem tração do motor, porém em trajetória descendente.
Esse tipo de voo chama-se voo planado. A figura abaixo (Imagem 2) mostra o avião pesando 1000 kgf, num voo planado. Note que:
Em sua tentativa de melhorar o planeio, o piloto poderia ainda usar um ângulo de ataque menor, aumentando a velocidade.
Mas sua tentativa continuará sendo inútil por que, embora a velocidade do planeio seja de fato maior, o ângulo de planeio também será, conforme mostra a imagem abaixo (imagem 4).
NOTA:
A velocidade de planeio depende:
É a velocidade máxima que o avião pode atingir num mergulho ou planeio vertical.
A sustentação deve ser nula para que a trajetória seja vertical (o ângulo de ataque será o ângulo de sustentação nula, conforme imagem abaixo (Imagem 1)).
A velocidade aumentará rapidamente e estabilizar-se-á quando o arrasto tornar-se igual ao peso, neste momento o avião terá então atingido a Velocidade Final.
Todavia, o piloto só deverá permitir que isso aconteça se não atingir antes a Velocidade Limite especificada pelo fabricante do avião.
A velocidade limite é aquela que não pode ser ultrapassada sem que o avião sofra danos ou destruição da estrutura.
RAZÃO DE DESCIDA
É a altura perdida por unidade de tempo.
A razão de descida é indicada em um instrumento chamado variômetro (vulgarmente conhecido como "Climb").
A razão de descida é geralmente abreviada R/S e medida em m/s (metros por segundo) ou ft/min (pés por minuto).
Exemplo: R/S = 500 ft/min;
INFLUÊNCIA DO PESO
O peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mais aumenta a sua velocidade e a razão de descida.
INFLUÊNCIA DO VENTO
O vento de cauda aumenta a VS (velocidade em relação ao solo) e a distância planada e diminui o ângulo de planeio.
O vento de proa tem efeito contrário. Porém, em relação ao ar, o avião voa como se o vento não existisse, e as velocidades (VA e VI) e a razão de descida (R/D) não se alteram.
INFLUÊNCIA DA ALTITUDE
O ar rarefeito das altitudes elevadas não afeta o ângulo de descida, porém torna o planeio mais rápido, aumentando a VA e a R/D.
Mas a VI não é alterada porque a menor densidade compensa o aumento da velocidade verdadeira, mantendo inalterada a pressão dinâmica no tupo de Pitot.
Isso significa que piloto poderá manter a mesma VI e estimar o mesmo alcance de planeio quando efetuar uma descida planada para pouso normal ou em emergência numa região de altitude elevada.
Deverá apenas atentar para o fato de que o seu avião estará mais veloz em relação ao solo e agir de forma correspondente.
Bons estudos a todos!!!
Nos veremos no próximo capítulo, onde falarei sobre o voo ascendente, até breve pessoal!
No caso, o veículo pesa 1000 kgf, e isso equivale a uma força de 500 kgf para a frente e uma outra de 866 kgf em direção ao solo.
Imagem 1 |
Esse tipo de voo chama-se voo planado. A figura abaixo (Imagem 2) mostra o avião pesando 1000 kgf, num voo planado. Note que:
Imagem 2 |
- O avião é impulsionado por uma força de 500 kgf, resultante da gravidade
- A sustentação é igual a 866 kgf (e não 1000 kgf) - portanto menor que o peso.
O ângulo "O", formado entre a trajetória de voo e a linha do horizonte, chama-se Ângulo de Planeio. Esse ângulo é tanto menor quanto maior CL e menor o CD do avião.
NOTA - Tanto o automóvel como o avião estabilizam-se ao atingirem a velocidade em que o arrastro torna-se igual a 500 kgf. A componente do peso, de 866 kgf, é anulada pelo solo (no caso do automóvel) ou pela sustentação (no caso do avião).
VELOCIDADE DE MELHOR PLANEIO
Esta velocidade, também chamada Velocidade de Menor ângulo de Descida, é aquela que possibilita ao avião planar a maior distância possível.
É a velocidade que deve ser usada quando ocorre pane do motor (coincide com a Velocidade de Máximo alcance, que foi estudada anteriormente).
Imagem 3 |
Porém se o piloto tentar melhorar o seu planeio, aumentando o ângulo de ataque, nada conseguirá.
O avião ficará mais tempo planando, mas a distância percorrida será menor.
Existe uma velocidade chamada Velocidade de Menor Razão de Descida (ou de Mínimo Afundamento), na qual o avião pertence o máximo tempo em planeio.
Essa velocidade é igual à Velocidade de Máxima Autonomia, também estudada anteriormente
Imagem 4 |
Mas sua tentativa continuará sendo inútil por que, embora a velocidade do planeio seja de fato maior, o ângulo de planeio também será, conforme mostra a imagem abaixo (imagem 4).
Imagem 5 |
A velocidade de planeio depende:
- Peso;
- Ângulo de Planeio;
- Densidade;
VELOCIDADE FINAL
É a velocidade máxima que o avião pode atingir num mergulho ou planeio vertical.
A sustentação deve ser nula para que a trajetória seja vertical (o ângulo de ataque será o ângulo de sustentação nula, conforme imagem abaixo (Imagem 1)).
A velocidade aumentará rapidamente e estabilizar-se-á quando o arrasto tornar-se igual ao peso, neste momento o avião terá então atingido a Velocidade Final.
Todavia, o piloto só deverá permitir que isso aconteça se não atingir antes a Velocidade Limite especificada pelo fabricante do avião.
A velocidade limite é aquela que não pode ser ultrapassada sem que o avião sofra danos ou destruição da estrutura.
Imagem 1 |
RAZÃO DE DESCIDA
É a altura perdida por unidade de tempo.
A razão de descida é indicada em um instrumento chamado variômetro (vulgarmente conhecido como "Climb").
A razão de descida é geralmente abreviada R/S e medida em m/s (metros por segundo) ou ft/min (pés por minuto).
Exemplo: R/S = 500 ft/min;
Imagem 2 |
INFLUÊNCIA DO PESO
O peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mais aumenta a sua velocidade e a razão de descida.
Imagem 3 |
INFLUÊNCIA DO VENTO
O vento de cauda aumenta a VS (velocidade em relação ao solo) e a distância planada e diminui o ângulo de planeio.
O vento de proa tem efeito contrário. Porém, em relação ao ar, o avião voa como se o vento não existisse, e as velocidades (VA e VI) e a razão de descida (R/D) não se alteram.
Imagem 4 |
INFLUÊNCIA DA ALTITUDE
O ar rarefeito das altitudes elevadas não afeta o ângulo de descida, porém torna o planeio mais rápido, aumentando a VA e a R/D.
Mas a VI não é alterada porque a menor densidade compensa o aumento da velocidade verdadeira, mantendo inalterada a pressão dinâmica no tupo de Pitot.
Isso significa que piloto poderá manter a mesma VI e estimar o mesmo alcance de planeio quando efetuar uma descida planada para pouso normal ou em emergência numa região de altitude elevada.
Deverá apenas atentar para o fato de que o seu avião estará mais veloz em relação ao solo e agir de forma correspondente.
Imagem 5 |
Bons estudos a todos!!!
Nos veremos no próximo capítulo, onde falarei sobre o voo ascendente, até breve pessoal!
muito bom
ResponderExcluirVc por aqui Junqueira?
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