CAPÍTULO III
CONTROLES DE VOO
Conceito - O Sistema de Controle de Voo é o mecanismo que movimenta as superfícies de controle do avião(o profundor, os ailerons, o leme e os compensadores).
Ele é acionado pelo piloto, através do manche e dos pedais, os quais são conhecidos com comandos de voo.
O manche é acionado pelas mãos do piloto. Os dois tipos de manche mais comuns estão ilustrados abaixo.
O manche é utilizado para poder cabrar e picar o avião. Cabrar significa erguer o nariz do avião, puxando o manche.
Ele é acionado pelo piloto, através do manche e dos pedais, os quais são conhecidos com comandos de voo.
Imagem 1 |
O manche é acionado pelas mãos do piloto. Os dois tipos de manche mais comuns estão ilustrados abaixo.
Manche do Tipo Volante:
Imagem 2 |
Manche do Tipo Bastão:
Imagem 3 |
O manche é utilizado para poder cabrar e picar o avião. Cabrar significa erguer o nariz do avião, puxando o manche.
Quando cabrado, o profundor provoca uma reação aerodinâmica do ar que escoa no profundor, baixando a cauda do avião e consequentemente, erguendo o nariz. Conforme ilustra a imagem abaixo.
Imagem 4 |
Picar significa baixar o nariz do avião, empurrando o manche para frente.
Quando picado, o profundor provoca uma reação aerodinâmica do ar que escoa no profundor, levantando a cauda do avião e consequentemente, abaixando o nariz. Conforme ilustra a imagem abaixo.
Imagem 5 |
Os movimentos de cabrar e picar são denominados movimentos de arfagem ou tangagem (do francês "tangage").
O manche pode ser também girado (ou deslocado, se for do tipo Bastão) para os lados, a fim de rolar ou inclinar o avião.
Imagem 6 |
O piloto gira o manche para a esquerda, o aileron da asa esquerda sobe gerando mais arrasto e o aileron da asa direita desce gerando mais sustentação.
Em muitos aviões a jato, essa inclinação pode ser efetuada através dos spoilers, que complementam a ação dos ailerons. A forma de atuação depende do tipo do avião.
O movimento de rolagem é também conhecido como rolamento, inclinação lateral ou "bancagem" (do inglês "to bank").
Os pedais servem para guinar o avião, isto é, desviar o nariz para a direita ou para a esquerda.
Imagem 7 |
Os mecanismo do sistema de controle (ou comando) de coo é formado pelo manche, pedais, alavancas, cabos, quadrantes, polias, esticadores e etc. A figura abaixo (Imagem 8) mostra um sistema típico de comando do profundor de um avião leve.
Imagem 8 |
Nos aviões leves, as principais verificações e ajustes (a serem feitos pelo mecânico) são os seguintes:
- Alinhamento do dos comandos - Quando o manche e os pedais estiverem nas posições neutras, as superfícies de comando também devem estar nas posições neutras.
- Ajustes dos batentes - Os batentes devem ser ajustados (quando possível) para limitar o movimento das superfícies de comando, evitando que o piloto sobrecarregue a estrutura, através de movimentos exagerados.
- Ajustes da tensão dos cabos - A tensão deve ser ajustada de acordo com as especificações do fabricante. Cabos frouxos podem reduzir ou mesmo anular a ação dos comando, e cabos muitos esticados podem tornar os comandos "duros" e provocar desgastes nos componentes do sistema.
- Balanceamento das superfícies - Algumas superfícies de controle são balanceadas para compensar o efeito da massa ou peso dessas superfícies. Esse balanceamento deve ser verificado principalmente após execução de um reparo ou pintura na superfície de comando.
Imagem 9 |
Música explicando os movimentos do Avião:
THIS IS AMAZING
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