sexta-feira, 11 de julho de 2014

AERODINÂMICA E TEORIA DE VOO -> Capítulo XII - Comandos de Voo


CAPÍTULO 12 

COMANDOS DE VOO


Neste capítulo serão estudados os dispositivos que permitem controlar os movimentos do avião.

Esses movimentos podem ser realizados em torno de três eixos imaginários que passam pelo Centro de Gravidade (CG) do avião.

  1. Eixo Vertical;
  2. Eixo Longitudinal;
  3.  Eixo Transversal ou Lateral;


Imagem 1


O movimento em torno do eixo transversão, chama-se arfagem ou tangagem.

Ele pode ser efetuado em dois sentidos:
  • Para Cima (Cabrar);
  • Para Baixo (Picar);
Imagem 2

O movimento em torno do eixo longitudinal, chama-se rolagem, rolamento, bancagem ou inclinação lateral, e pode ser efetuado para esquerda ou para a direita.



Imagem 3
Imagem 4


O movimento em torno do eixo vertical, chama-se guinada.


Imagem 5

Imagem 6

Os movimentos de um avião são controlados através de Superfícies de Controle e Superfícies de Comando, que são:

  1. Profundor ou Leme de Profundidade, comanda os movimentos de arfagem e tangagem.
  2. Ailerons, comanda os movimentos de  rolagem, rolamento, bancagem ou inclinação lateral.
  3. Leme de Direção, comanda os movimentos de guinada.


Imagem 7

Os comandos usados pelo piloto para controlar o avião são o manche e os pedais. O manche é a alavanca ou volante que pode ser movimentado em quatro sentidos:

  1. Direita - O avião rola para a direita;
  2. Esquerda O avião rola para a esquerda;
  3. Frente (Picar) - O avião abaixa o nariz;
  4. Atrás (Cabrar) O avião levanta o nariz;
O leme de direção é acionado pelos dois pedais:

  1. Pedal direito - Produz guinada para a direita (Em voo);
  2. Pedal Esquerdo - Produz guinada para a esquerda (Em voo);

Esta parte, referente ao manche e os pedais, não esta descrita em maiores detalhes, por ser provavelmente do conhecimento do leitor, além de fazer parte de outra matéria ("AERONAVES E MOTORES")


As superfícies de comando produzem as forças necessárias para controlar o avião.

Elas atuam modificando o ângulo de ataque, conforme mostra a figura abaixo.
Note que o plano fixo fica parado e somente o plano móvel se desloca, girando em torno do eixo.
Imagem 8

Existem ainda superfícies de controles sem planos fixos. Como exemplo, a figura abaixo (Imagem 9) mostra um estabilizador inteiramente móvel, utilizado em muitos aviões.

Imagem 9

Nos grandes aviões, as superfícies de controle são grandes, podendo tornar a força do piloto insuficiente para movimentá-las.

Para evitar esse inconveniente, esse aviões podem ter superfícies de controle compensadas, que podem ser de três tipos:

TIPO 1 - Compensação por deslocamento do eixo de articulação.
Imagem 10

TIPO 2 - Compensação através de saliência na superfície de comando.

Imagem 11
TIPO 3 - Compensação através de compensador automático.

Imagem 12


Nos aviões comerciais, as superfícies de controle são geralmente servo-comandadas, ou seja, movimentadas através de potentes mecanismos hidráulicos. O manche e os pedais simplesmente controlam esse mecanismo.


Os aviões possuem ainda equilibradores ("tabs"ou "Compendasores"), que são pequenas superfícies colocadas nos bordos de fuga das superfícies de controle, com as seguintes finalidades:


  • Tirar tendências indesejáveis de voo.
  • Compensar o avião em diferentes altitudes de voo (por exemplo, anular a força no manche durante uma subida prolongada).
  • Reduzir a força necessária para movimentar os comandos (é o caso do compensador automático, já estudado).
Imagem 13


Os tipos de compensadores mais utilizados são

  1. Compensadores Fixos - só podem ser ajustados em solo.
  2. Compensadores Comandáveis - podem se ajustados pelo piloto durante o voo.
  3. Compensadores Automáticos - movem-se automaticamente com a superfície de controle, sem ação direta do piloto.

GUINADA ADVERSA

Na figura abaixo (Imagem 14) o piloto comandou um rolamento à esquerda. 

Por razões aerodinâmicas, o aileron defletido para baixo produz arrasto maior do que o aileron defletido para cima. Isso faz o avião guinar oara a direita. 

Esse fenômeno chama-se guinada adversa, e ocorre sempre no sentido contrário ao do rolamento.


Imagem 14

A guinada adversa pode ser evitada de três diferentes maneiras:

  • Aplicar leme de direção no sentido contrário ao da guinada adversa.
Imagem 15

  • Equipar o avião com ailerons diferenciais. Esses ailerons têm movimento para vima maior do que para baixo, igualando assim os arrastos que produzem.
Imagem 16

  • Equipar o avião com ailerons tipo "frise". Esses ailerons têm uma saliência dianteira que provoca maior arrasto quando se movem para cima.

Imagem 17


6 comentários:

  1. Blog Muito Bom. Explicam tudo muito bem.
    Recomendo a todos que leiam.

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  2. De maneira simples e objetiva, esse blog consegue solucionar todas minhas dúvida.
    Obrigado por esse excelente canal.

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  3. Parabéns, pela iniciativa de ajudar outros!

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  4. EXCELENTE CONTEÚDO, MAS LI E NÃO CONSEGUI RESOLVER ESSA QUESTÃO A SEGUIR:
    QUESTÃO: AO SER COMANDADO O AILERON, OCORRERÁ UM MOVIMENTO EM TORNO DO EIXO:
    a)TRANSVERSAL
    b)VERTICAL
    c)LATERAL
    d)LONGITUDINAL

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    Respostas
    1. Resposta: D - O aileron ao ser comandado gerará um movimento em torno do eixo longitudinal da aeronave.

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