CAPÍTULO 6
FORÇAS AERODINÂMICAS
Parte 2/3
SUSTENTAÇÃO
A seguir faremos um estudo especial da força de sustentação.
Dependendo do ângulo de ataque (ALFA), a sustentação (L) assumirá diversos valores conforme o tipo de perfil.
Isso deve ser estudado cuidadosamente nos itens abaixo.
Quando o ângulo de ataque é positivo, a sustentação será também positiva, qualquer que seja o tipo de perfil.
A sustentação é positiva quando ela é dirigida do intradorso para o extradorso.
O ângulo de ataque é nulo quando o vento relativo sopra na mesma direção da corda do aerofólio.
A sustentação poderá ser nula ou positiva, dependendo do tipo de perfil, conforme mostra a figura ao abaixo.
A sustentação é positiva quando ela é dirigida do intradorso para o extradorso.
O ângulo de ataque é nulo quando o vento relativo sopra na mesma direção da corda do aerofólio.
A sustentação poderá ser nula ou positiva, dependendo do tipo de perfil, conforme mostra a figura ao abaixo.
Existe um ângulo de ataque no qual a asa não produz sustentação. Esse ângulo chama-se Ângulo de Ataque de Sustentação Nula.
O ângulo de sustentação nula é sempre igual a zero nos perfis simétricos e negativos nos perfis assimétricos.
Quando o ângulo de ataque é menor que o ângulo de sustentação nula, a sustentação do aerofólio torna-se negativa.
A sustentação negativa é usada em acrobacia aérea, principalmente para voo invertido.
O ângulo de sustentação nula é sempre igual a zero nos perfis simétricos e negativos nos perfis assimétricos.
Quando o ângulo de ataque é menor que o ângulo de sustentação nula, a sustentação do aerofólio torna-se negativa.
A sustentação negativa é usada em acrobacia aérea, principalmente para voo invertido.
Quando o ângulo de ataque é aumentado, a sustentação também aumenta, até atingir um certo valor máximo, o qual é atingido no instante em que o turbilhonamento está prestes a se iniciar no extradorso.
Isso ocorre quando o perfil atinge o ângulo crítico (também denominado ângulo de estol ou ângulo de sustentação máxima ou ângulo de perda).
Ultrapassado esse ângulo crítico, os filetes de ar não conseguem mais acompanhar a curvatura do extradorso, e começa a se formar um turbilhonamento, diminuindo bruscamente a sustentação e aumentando rapidamente o arrasto.
Embora a Matemática não seja essencial para compreender os princípios básicos do voo, é interessante memorizar a seguinte fórmula (Fórmula de Sustentação):
O coeficiente de sustentação é um número determinado experimentalmente, que depende do ângulo de ataque e do formato do aerofólio. Ele é tanto maior quanto maiores forem:
- O ângulo de ataque;
- A espessura do aerofólio;
- A curvatura do aerofólio;
A fórmula acima leva-nos às seguintes conclusões:
- A sustentação depende de:
- Coeficiente de sustentação;
- Densidade do ar;
- Área da asa;
- Velocidade;
- A sustentação é proporcional a:
- Coeficiente de sustentação;
- Densidade do ar;
- Área da asa;
- Velocidade;
que fantastico
ResponderExcluirBem objetivo! Diferente daquelas apostilas com textões
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