quinta-feira, 31 de julho de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo IV - Trem de Pouso (Parte 2/2)



CAPÍTULO IV
TREM DE POUSO
Parte 2/2



Freios - Além da função normal de frenagem, os freios dos aviões são usados para efetuar curvas fechadas em manobras no solo. Para isso, o piloto efetua a frenagem diferencial, que consiste em aplicar o freio somente no lado em que é executada a curva (a ponta do pedal aciona o freio), juntamente com o pedal do leme.

Com raras exceções, somente o trem de pouso principal possui freios. De fato, como a roda do trem do nariz ou da bequilha sustenta apenas uma pequena parte do peso do avião, o freio nessa roda não seria eficiente.

Os freios são acionados através dos mesmos pedais do leme de direção.

Funcionamento dos pedais:

  • Se um pedal for pressionado, este se movimenta para o fundo e o outro para o lado contrario. Essa ação provoca o movimento do leme de direção e trem de nariz (ou da bequilha), proporcionando o controle do avião, tanto em voo como no solo.
  • Pressionando apenas a ponta do pedal o piloto acionará o cilindro-mestre do freio, o qual enviará fluido hidráulico aos freios das rodas, através de um tubo. Para frear apenas um lado, mantendo o leme neutro, é preciso calçar o pedal oposto.


NOTA:
Existem aviões com quatro pedais, dois para os freios e dois para o leme.

TIPOS DE FREIOS

Os dois tipos principais de freios são:
  1. A Tambor;
  2. A Disco;

O Freio a Tambor é constituído por um tambor que gira juntamente com a roda. Ao aplicar o freio, duas sapatas ou lonas atritam-se contra o lado interno do tambor, provocando a frenagem da roda. Na figura abaixo (Imagem 1), convém observar o tubo hidráulico que traz o fluido do cilindro mestre.


Imagem 1

O Funcionamento do Freio a Tambor, na condição "Freio Livre", as sapatas ficam afastadas do tambor pela ação de uma mola. Quando o freio é aplicado, o fluido hidráulico é injetado dentro do cilindro do freio, o qual comprime as sapatas de encontro à superfície interna do tambor.

Imagem 2


Freio a Disco é constituído por um disco que gira juntamente com a roda. Quando o freio é aplicado o fluido hidráulico faz com que as pastilhas, em ambos os lados do disco, façam pressão sobre este, freando a roda.


Imagem 3


SISTEMAS DE ACIONAMENTO DE FREIOS

O acionamento dos freios podem ser:

  • Hidráulico - O Acionamento hidráulico é o que acabamos de estudar. É utilizado em aviões de pequeno e médio porte.
  • Pneumático - Utiliza ar comprimido no lugar do fluido hidráulico para acionamento do freio.
  • Mecânico - Aciona os freios mecanicamente através de hastes, cabos, alavancas, polias, etc.

FREIO DE ESTACIONAMENTO

Em muitos aviões, o freio de estacionamento é o próprio freio normal, onde os pedais ficam travados no fundo através de um dispositivo como uma alavanca puxada pelo piloto.

Existem também aviões com freios de estacionamento independentes (geralmente mecânicos), semelhantes ao freio de mão dos automóveis.


SISTEMA DE FRENAGEM DE EMERGÊNCIA

É geralmente constituído por:
  • Sistema Duplicado - formado por dois sistemas que funcionam em conjunto. mais independentemente, de modo que a falha de um deles não afete o funcionamento do outro.
  • Sistema de Emergência Independente - É um sistema separado do sistema principal, que entra em ação somente quando aquele falhar. Algumas vezes serve também como freio de estacionamento.

SISTEMA ANTI-DERRAPANTE

A condição de máxima freagem ocorre quando os pneus estão prestes a derrapar. 

Para evitar que a derrapagem realmente aconteça, muitos aviões possuem o sistema anti-derrapante, o qual liberta os freios quando a roda está prestes a parar, e os aplica novamente logo que a rotação se reinicia.

É uma ação rápida e repetida que, na prática, equivale a frear continuamente no limite da derrapagem. Antes do pouso, porém, o piloto deve verificar se o sistema está ligado e funcionando.


CONTROLE DIRECIONAL NO SOLO

É efetuado pelo trem d nariz ou a bequilha, que são controlados pelos pedais do leme, através de cabos ou hastes.


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