quinta-feira, 3 de julho de 2014

AERODINÂMICA E TEORIA DE VOO -> Capítulo VI - Forças Aerodinâmicas (Parte 3/3)


CAPÍTULO 6 

FORÇAS AERODINÂMICAS

Parte 3/3


ARRASTO

Todos os objetos apresentam uma resistência ao avanço quando se deslocam através do ar.

Ela é produzida pela turbulência que se forma atrás desses objetos(*).



Uma superfície aerodinâmica tem pequena resistência ao avanço por que ela produz um turbilhonamento muito pequeno.


A resistência ai avanço do aerofólio, ou arrasto (definido neste estudo na Parte 1/3) é muito pequena quando o ângulo de ataque da asa é pequeno. 

Entretanto, quando o ângulo de ataque é grande, o arrasto também é muito maior.


O arrasto é calculado através de uma fórmula matemática que deve ser memorizada.

Abaixo, podemos notar que sua fórmula é quase idêntica à formula da sustentação.

O coeficiente do arrasto é um número determinado experimentalmente, que depende do ângulo de ataque e do formato do aerofólio.




(*) - A rigor, o arrasto não é causado pela turbulência em si, mas pela redução da pressão atrás dos objetos.

O aparecimento da turbulência simplesmente indica que os filetes de ar não estão conseguindo acompanhar suavemente o contorno do objeto.


ARRASTO INDUZIDO

Já vimos que quando o ar escoa sobre uma asa, a pressão é maior no intradorso do que no extradorso.

Como resultado, o ar escapa do intradorso em direção ao extradorso pelas pontas das asas, formando um turbilhonamento em espiral.

Esse fenômeno cria um arrasto adicional no avião, chamado Arrasto Induzido.

(Novamente, o arrasto induzido não é provocado pela turbulência em si, mas pela fuga do ar que se encontra no intradorso.
Essa fuga diminui a sustentação, obrigando o piloto a aumentar o ângulo de ataque, o que implica maior arrasto.)







ALONGAMENTO

Para diminuir o arrasto induzido, os aviões de grande rendimento possuem asas com grande alongamento.

O alongamento é a razão entre a envergadura e a corda média geométrica (ou entre o quadrado da envergadura e área da asa).




Onde:

b        - Envergadura;
S        - Área da asa;
CMG   - Corda Média Geométrica (Também simbolizada pela letra "c" com um traço superior) .



O arrasto induzido pode ser diminuído através de dispositivos como tanques nas pontas das asas, que server para dificultar a formação do turbilhonamento ou vórtice induzido.


O turbilhonamento induzido (ou vórtice induzido) é maior nas baixas velocidades, como na decolagem ou pouso, porque nessas condições o ângulo de ataque é maior.




ARRASTO PARASITA

É o arrasto de todas as partes do avião que não produzem sustentação.

Para definir o arrasto parasita de um avião, o fabricante determina a área de uma placa plana perpendicular à direção do vento relativo, cujo arrasto é igual ao arrasto parasita do avião.

Conhecendo-se a área plana equivalente, torna-se então possível calcular o arrasto parasita do avião em qualquer condição.


A fórmula abaixo permite calcular o arrasto parasita. É muito semelhante à fórmula do arrasto vista anteriormente.

O valor 1,28 é o coeficiente de arrasto de uma placa plana perpendicular ao vento (valor discutível, mas convém conhecê-lo).



O arrasto parasita é praticamente constante para pequenos ângulos de ataque. Como o avião é formado por partes que produzem sustentação (a asa) e partes que não produzem (o resto do avião), o arrasto total será:



NOTA: Não é necessário decorar a fórmula acima; ela está apresentada simplesmente a título de informação.


ÂNGULO DE ATAQUE E ÂNGULO DE ATITUDE

Quando observamos um avião com o nariz alto, como a figura abaixo, geralmente tendemos a imaginar que o seu ângulo de ataque é positivo. Toda via, observando melhor, vê-se que o avião está chegando ao topo de "looping" invertido, com o vento relativo incidindo sobre o extradorso da asa.

O ângulo de ataque é portanto negativo e a asa produz sustentação para baixo.





O ângulo de atitude, que é medido entre o eixo longitudinal e a linha do horizonte, não depende da direção ou trajetória do voo.

Na figura acima, com o nariz d avião está alto, podemos dizer seguramente que o seu ângulo de atitude é positivo.

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