terça-feira, 9 de setembro de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo XX - INSTRUMENTOS -- Parte 2/3



CAPÍTULO XX

INSTRUMENTOS

PARTE 2/3


CONTINUAÇÃO... 



MANÔMETRO DE PRESSÃO RELATIVA

Este manômetro fornece indicações a partir da pressão ambiente, que é considerada como "zero". O elemento sensível é um tubo metálico achatado e enrolado, chamado tubo de Bourdon. Ele é fechado numa extremidade, e distende-se quando uma pressão é aplicada em seu interior. 

Um mecanismo é usado para transmitir esse movimento ao ponteiro. O tubo de Bourdon é feito de bronze fosforoso para as baixas pressões e de aço inoxidável para as altas pressões.

No Avião, os manômetros de pressão relativa são calibrados em:

  • libras-força por polegada quadrada (lbf/in², lbf/pol² ou PSI);
  • quilogramas-força por centímetro quadrado (kgf/cm²);
Além das funções primárias como manômetros de pressão do óleo, de combustível, de oxigênio e etc, podem também ter função indireta como indicadores de temperatura, torque do motor e outros.

Imagem 1




TERMÔMETRO

Os tipos de termômetros mais utilizados, quanto ao princípio de funcionamento, são três:


TERMÔMETRO ELÉTRICO 
(OU DE RESISTÊNCIA)

Esse é o tipo mais adequado para medir a temperatura do ar externo. O  indicador é um amperímetro que mede a corrente elétrica que passa pela resistência.

TERMÔMETRO DE 
PRESSÃO DE VAPOR

Esse é o tipo mais adequado para medir temperatura do óleo. O indicador é um manômetro com um tubo de Bourdon.





TERMÔMETRO DE PAR 
TERMOELÉTRICO 
(THERMOCOUPLE)

Este é o tipo mais adequado para altas temperaturas, como a da cabeça do cilindro.




GIROSCÓPIO

O giroscópio é uma roda girante apoiada de modo que possa ser colocada em qualquer posição. Quando o rotor é posto a girar rapidamente, ele mantém a posição inicialmente fixada, quaisquer que sejam os movimentos do suporte. Essa propriedade chama-se rigidez giroscópica.

O giroscópio tem ainda uma outra propriedade. Na figura abaixo (Imagem 2), se girarmos a mão no sentido indicado, o rotor irá reagir, fazendo o eixo girar num plano perpendicular ao do movimento da mão. Essa propriedade chama-se precessão. Essas duas propriedades, a rigidez giroscópica e a precessão, servem de base para diversos instrumentos que orientam o piloto num voo sem visibilidade.


Imagem 2

INSTRUMENTOS GIROSCÓPICOS

Os instrumentos puramente giroscópicos (não dependem de sinais externos de rádio) são os seguintes


GIRO DIRECIONAL

Acusa variação de rumo (desvio de proa "direção" para a direita ou esquerda).


Imagem 3



HORIZONTE ARTIFICIAL 
(INDICADOR DE ALTITUDE)

Indica a atitude do avião (nariz alto ou baixo, asas niveladas ou inclinadas).

Imagem 4


INDICADOR DE CURVA 
(TURN AND BANK)

Indica a inclinação e a razão de curva (velocidade de giro; Ex.: 3 graus por minuto)


Imagem 5

Estes instrumentos substituem a visão externa do piloto, permitindo portanto o voo por instrumentos (que será estudado quando estiver realizando seu curso de PC).


SISTEMA DIRETOR DE VOO

É um conjunto de instrumentos que fornecem orientação completa para o piloto manobrar o avião e fazer a navegação. O sistema diretor de voo é uma evolução dos instrumentos giroscópicos estudados anteriormente, acrescidos de indicações de sinais de rádio. É formado basicamente por dois instrumentos:


  • Indicador diretor de Atitude (ADI)
  • Indicador de situação Horizontal (HSI)

INDICADOR DIRETOR DE ATITUDE (ADI)

Este instrumento é uma evolução do horizonte artificial e do indicador de curva. Indica ao piloto a atitude do avião e como corrigi-la se estiver incorreta.

Imagem 6


INDICADOR DE SITUAÇÃO HORIZONTAL (HSI)

É uma evolução do giro direcional e orienta a navegação. Acusa desvio de rumo e indica se o avião está fora da trajetória determinada pelo rádio-auxílio escolhido.


Imagem 7

A explanação desse assunto fica em parte prejudicada por que depende do conhecimento dos rádio-auxílios e procedimentos de voo IFR, que fogem as finalidades deste curso (PP).

ACIONAMENTO DO ROTOR DO GIROSCÓPIO

O giroscópio é geralmente acionado pelo sopro do ar que entra na caixa do instrumento, pela ação de uma bomba a vácuo acionada pelo motor. Há também giroscópios acionados por motor elétrico.


Imagem 8


INCLINÔMETRO ("BOLINHA")

Esse instrumento indica quando uma curva é feita com inclinação incorreta das asas. É constituído por um tubo transparente recurvado, contendo no seu interior querosene e uma bolinha pesada.



Imagem 9

CRONÔMETRO

O cronômetro instalado no avião é utilizado como instrumento de navegação, por que diversos procedimentos ou manobras são controlados através do tempo.


TACÔMETRO (OU CONTA-GIROS)

Server para indicar a velocidade de rotação do eixo de manivelas do motor. Os tipos de tacômetros normalmente adotados nos motores de aviões são:


  • Tacômetro Mecânico - É também conhecido como tacômetro centrífugo e baseia-se na ação de contra-pesos rotativos que atuam sobre o mecanismo do ponteiro do instrumento.
  • Tacômetro Elétrico - É constituído por um pequeno gerador acionado pelo motor do avião, ligado a um indicador calibrado em RPM.
Nos tacômetros antigos, o gerador é de corrente contínua e o indicador é um voltímetro. Nos modernos, o gerador é de corrente alternada e o indicador possui um motor síncrono que gira na mesma rotação do gerador, Acionando o ponteiro por ação eletromagnética.

TORQUÍMETRO

Indica o toque fornecido pelo motor. Geralmente é um manômetro de pressão relativa, que mede a pressão de óleo gerada por um dispositivo na caixa de engrenagens da hélice.

NOTA: (Estudo Opcional): O torque é indicado no instrumento sob forma de pressão (kgf/cm² lbf/in² ou PSI). Nos motores a pistão, essa pressão é usualmente conhecida como BMEP (Brake Mean Effective Pressure). Normalmente o torquímetro é usada somente em motores de alta potência.


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