quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo XX - INSTRUMENTOS -- Parte 3/3



CAPÍTULO XX

INSTRUMENTOS

PARTE 3/3


CONTINUAÇÃO... 



MANÔMETRO DE PRESSÃO DE ADMISSÃO

É um manômetro de pressão absoluta, funcionando com uma cápsula aneroide, que mede a pressão no coletor de admissão dos motores superalimentados. Já foi mencionado que este manômetro indica a pressão atmosférica quando o motor está parado.



BÚSSOLA

É o instrumento que indica a proa magnética (ângulo entre a direção do norte magnético da terra e o eixo longitudinal do avião). Há dois tipos de bússola: a bússola magnética e a bússola de leitura remota.

  • Bussola magnética -  Seu funcionamento baseia-se no ímã, que tem a propriedade de apontar o norte magnético. Um ou mais ímãs permanentes são embutidos dentro de uma escala circular móvel chamada limbo. O limbo está contido numa caixa transparente cheia de querosene, que amortece as oscilações. A bússola magnética é sujeita a erros causados por campos magnéticos espúrios, fricção do pivô e movimentos do avião.

Imagem 1
Os campos magnéticos espúrios presentes na cabine do avião podem ser em parte anulados pelos ímãs compensadores existentes na caixa  da bússola, ajustados por parafusos. O erro remanescente é indicado num cartão de desvio, junto ao instrumento. A fricção do pivô não pode ser anulada, mas parcialmente atenuada pela própria vibração do avião. Os movimentos do avião influenciam da seguinte forma; as acelerações e desacelerações fazem o limbo inclinar-se como um pêndulo, e as curvas inclinam o limbo em relação ao horizonte, fazendo-o receber a influência do componente vertical do campo magnético da terra. As leituras da bússola devem, portanto, ser feitas com o avião estabilizado em voo horizontal.
As indicações gravadas no limbo são: N, 3, 6, E, 12, 15, S, 21, 24, W, 30, 33, que correspondem aos 360 graus do círculo completo. O Norte (N) corresponde o grau 0; o Leste (E) a 90 graus, o Sul (S) 180 graus e o Oeste(W) 270 graus.
  
  • Bússola de leitura remota -  O sensor magnético (válvula de fluxo ou "flux-gate") dessa bússola fica na ponta da asa, livre de campos magnéticos espúrios. Seus sinais são processados e corrigidos por um transmissor e enviados a um indicador no painel de instrumentos, livre dos erros citados acima.


FLUXÔMETRO ou INDICADOR DE CONSUMO

É o instrumento que indica o consumo horário do motor. Ele recebe o sinal elétrico de um transmissor de fluxo instalado na tubulação de combustível.

RADIOALTÍMETRO

É um instrumento que indica a altura verdadeira ou absoluta do avião em relação ao solo. Seu funcionamento baseia-se no radar. Uma antena no avião envia um pulso (sinal muito curto) de radar para o solo, e o sinal refletido é recebido por outra antena. O tempo decorrido é calculado eletronicamente e convertido em altura.

Imagem 2


FAIXAS DE UTILIZAÇÃO

Muitos instrumentos possuem faixas de utilização, de cores diferentes, que servem para indicar ao piloto as condições de funcionamento normal ou anormal do sistema. Há casos em que o instrumento não possui indicação numérica alguma, mas apenas as faixas de utilização.

As cores convencionais são:

  • Verde - Indicação Normal;
  • Amarelo - Alerta ou Tolerável por certo tempo;
  • Vermelho - Perigo ou Limite Excedido;
Imagem 3



CADC "CENTRAL AIR DATA COMPUTER"

É um conjunto que aciona eletricamente todos os instrumentos e dispositivos baseados no sistema Pitot-estático, como o velocímetro, altímetro, variômetro, machímetro, piloto automático etc. O seu uso é vantajoso em aviões muito complexos ou de grande porte.

Estudo Opcional: As principais vantagens de uso do CADC são:

  • Elimina as tubulações de pressão estática e dinâmica dos instrumentos, substituindo-os por cabos elétricos. Isso simplifica consideravelmente o sistema, uma vez que tais tubulações são muito intrincadas e sujeitas a vazamentos e entupimentos em determinados aviões.
  • O computador processa os sinais de entrada (pressão dinâmica, pressão estática e temperatura), simplificando os instrumentos indicadores no painel, que recebem os sinais já prontos do computador, com todas as correções necessárias. Além disso, o computador vigia permanentemente o sistema e aciona alarmes quando alguma discrepância é constatada.

SUMÁRIO PARA ESTUDO

A lista abaixo contém todos os instrumentos estudados neste livro. De cada instrumento, você deverá saber principalmente para que servem e o princípio de funcionamento.

INSTRUMENTOS DE VOO
  • ALTÍMETRO;
  • VELOCÍMETRO;
  • VARIÔMETRO;
  • MACHÍMETRO;

INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO
  • BÚSSOLA;
  • TERMÔMETRO DE AR EXTERNO;
  • CRONÔMETRO;
  • HORIZONTE ARTIFICIAL;
  • GIRO DIRECIONAL;
  • INDICADOR DE CURVA;
  • INCLINÔMETRO;
  • ADI;
  • HSI;

INSTRUMENTOS DOS MOTORES
  • TERMÔMETRO DE CABEÇA DE CILINDRO;
  • TERMÔMETRO DO ÓLEO;
  • MANÔMETRO DO ÓLEO;
  • MANÔMETRO DE PRESSÃO DE ADMISSÃO;
  • TACÔMETRO;
  • FLUXÔMETRO;
  • TORQUÍMETRO;
TERMÔMETROS DO AVIÃO (SISTEMAS)
  • LIQUIDÔMETRO;


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