segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AERONAVES E MOTORES -> Capítulo XVIII - SISTEMA DE IGNIÇÃO -- Parte 1/2



CAPÍTULO XVIII

SISTEMA DE IGNIÇÃO


Parte 1/2


FINALIDADE

O sistema de ignição tem a finalidade de produzir as centelhas nas velas, para provocar a combustão da mistura nos cilindros. Na figura abaixo estão mostrados esquematicamente os componentes desse sistema:



Imagem 1


  • O Enrolamento Secundário produz a alta tensão para as velas.
  • No Enrolamento Primário aparece a tensão gerada pela rotação do ímã giratório.
  • O Magneto produz a energia elétrica para o sistema de ignição;
  • O Distribuidor envia a alta tensão na ordem correta para as velas (ordem de fogo, de ignição ou das explosões);

MAGNETO

O magneto é a fonte de eletricidade do sistema de ignição. Ele é um alternador formado por um ímã que gira entre as sapatas ou pólos de um núcleo de ferro. O campo magnético no núcleo muda de sentido a cada rotação do ímã. Essa variação induz um tensão alternada no enrolamento primário da bobina.

Imagem 2



GERAÇÃO DA FAÍSCA

A corrente gerada no primário da bobina vai à terra através do platinado. Quando este se abre, a corrente é cortada, criando uma brusca variação no campo magnético.

Essa variação faz a tensão no primário saltar para várias centenas de volts. O enrolamento secundário funciona como num transformador, elevando a tensão para mais de 10.000 volts e fazendo saltar uma faísca na vela.

Imagem 3



DISTRIBUIDOR

Quando o motor possui vários cilindros, é necessário haver um dispositivo para distribuir a alta tensão na ordem correta (ordem de ignição ou de fogo) pelos cilindros.

Isso é feito pelo distribuidor, que é basicamente uma chave rotativa. O cursor rotativo do distribuidor gira na metade da velocidade de rotação do motor (isso vale para motores a quatro tempos, que constituem a maioria).

Imagem 4



CONSTITUIÇÃO FÍSICA DO SISTEMA

Todos os componentes estudados (magneto, platinado, bobina e distribuidor) estão dentro de uma só unidade que é conhecida pelo nome de magneto. O sistema de ignição é duplicado, havendo portanto dois magnetos. No caso do motor com cilindros horizontais opostos, cada cilindro possui uma vela superior e uma inferior. O magneto direito alimenta as velas superiores e o magneto esquerdo (oculta pelo magneto direito na figura abaixo), as velas inferiores.



Imagem 5



CHAVE DE IGNIÇÃO

Na ilustração acima do motor, podemos notar que cada magneto possui um fio (do enrolamento primário) que é ligado à chave de ignição. Esse fio serve para desativar o magneto.

Conforme mostram as figuras abaixo (Imagem 6) quando a corrente do primário é levada à terra através da chave de ignição, a ação do platinado fica sem efeito, impedindo a produção da faísca.

É importante perceber que "desligar um magneto" significa "ligar o fio do primário à terra", e "ligar um magneto" é deligar aquele fio.


Imagem 6



TIPOS DE MAGNETO

Há dois tipos de magneto: o de alta tensão e o de baixa tensão. O magneto de alta tensão é aquele que acabamos de estudar; ele fornece a alta tensão diretamente para as velas. O magneto de baixa tensão possui apenas o enrolamento primário em seu núcleo, precisando portanto de um bobina adicional para gerar a alta tensão. Apesar disso, o magneto de baixa tensão está de difundindo cada vez mais por que é menos sujeito a falhas devido à fuga da alta tensão causada por umidade, sujeira, etc...


Um comentário: