CAPÍTULO XVIII
SISTEMA DE IGNIÇÃO
Parte 1/2
FINALIDADE
O sistema de ignição tem a finalidade de produzir as centelhas nas velas, para provocar a combustão da mistura nos cilindros. Na figura abaixo estão mostrados esquematicamente os componentes desse sistema:
Há dois tipos de magneto: o de alta tensão e o de baixa tensão. O magneto de alta tensão é aquele que acabamos de estudar; ele fornece a alta tensão diretamente para as velas. O magneto de baixa tensão possui apenas o enrolamento primário em seu núcleo, precisando portanto de um bobina adicional para gerar a alta tensão. Apesar disso, o magneto de baixa tensão está de difundindo cada vez mais por que é menos sujeito a falhas devido à fuga da alta tensão causada por umidade, sujeira, etc...
O sistema de ignição tem a finalidade de produzir as centelhas nas velas, para provocar a combustão da mistura nos cilindros. Na figura abaixo estão mostrados esquematicamente os componentes desse sistema:
Imagem 1 |
- O Enrolamento Secundário produz a alta tensão para as velas.
- No Enrolamento Primário aparece a tensão gerada pela rotação do ímã giratório.
- O Magneto produz a energia elétrica para o sistema de ignição;
- O Distribuidor envia a alta tensão na ordem correta para as velas (ordem de fogo, de ignição ou das explosões);
MAGNETO
O magneto é a fonte de eletricidade do sistema de ignição. Ele é um alternador formado por um ímã que gira entre as sapatas ou pólos de um núcleo de ferro. O campo magnético no núcleo muda de sentido a cada rotação do ímã. Essa variação induz um tensão alternada no enrolamento primário da bobina.
Imagem 2 |
GERAÇÃO DA FAÍSCA
A corrente gerada no primário da bobina vai à terra através do platinado. Quando este se abre, a corrente é cortada, criando uma brusca variação no campo magnético.
Essa variação faz a tensão no primário saltar para várias centenas de volts. O enrolamento secundário funciona como num transformador, elevando a tensão para mais de 10.000 volts e fazendo saltar uma faísca na vela.
Imagem 3 |
DISTRIBUIDOR
Quando o motor possui vários cilindros, é necessário haver um dispositivo para distribuir a alta tensão na ordem correta (ordem de ignição ou de fogo) pelos cilindros.
Isso é feito pelo distribuidor, que é basicamente uma chave rotativa. O cursor rotativo do distribuidor gira na metade da velocidade de rotação do motor (isso vale para motores a quatro tempos, que constituem a maioria).
Imagem 4 |
CONSTITUIÇÃO FÍSICA DO SISTEMA
Todos os componentes estudados (magneto, platinado, bobina e distribuidor) estão dentro de uma só unidade que é conhecida pelo nome de magneto. O sistema de ignição é duplicado, havendo portanto dois magnetos. No caso do motor com cilindros horizontais opostos, cada cilindro possui uma vela superior e uma inferior. O magneto direito alimenta as velas superiores e o magneto esquerdo (oculta pelo magneto direito na figura abaixo), as velas inferiores.
CHAVE DE IGNIÇÃO
Na ilustração acima do motor, podemos notar que cada magneto possui um fio (do enrolamento primário) que é ligado à chave de ignição. Esse fio serve para desativar o magneto.
Conforme mostram as figuras abaixo (Imagem 6) quando a corrente do primário é levada à terra através da chave de ignição, a ação do platinado fica sem efeito, impedindo a produção da faísca.
É importante perceber que "desligar um magneto" significa "ligar o fio do primário à terra", e "ligar um magneto" é deligar aquele fio.
TIPOS DE MAGNETO
Todos os componentes estudados (magneto, platinado, bobina e distribuidor) estão dentro de uma só unidade que é conhecida pelo nome de magneto. O sistema de ignição é duplicado, havendo portanto dois magnetos. No caso do motor com cilindros horizontais opostos, cada cilindro possui uma vela superior e uma inferior. O magneto direito alimenta as velas superiores e o magneto esquerdo (oculta pelo magneto direito na figura abaixo), as velas inferiores.
Imagem 5 |
CHAVE DE IGNIÇÃO
Na ilustração acima do motor, podemos notar que cada magneto possui um fio (do enrolamento primário) que é ligado à chave de ignição. Esse fio serve para desativar o magneto.
Conforme mostram as figuras abaixo (Imagem 6) quando a corrente do primário é levada à terra através da chave de ignição, a ação do platinado fica sem efeito, impedindo a produção da faísca.
É importante perceber que "desligar um magneto" significa "ligar o fio do primário à terra", e "ligar um magneto" é deligar aquele fio.
Imagem 6 |
TIPOS DE MAGNETO
Há dois tipos de magneto: o de alta tensão e o de baixa tensão. O magneto de alta tensão é aquele que acabamos de estudar; ele fornece a alta tensão diretamente para as velas. O magneto de baixa tensão possui apenas o enrolamento primário em seu núcleo, precisando portanto de um bobina adicional para gerar a alta tensão. Apesar disso, o magneto de baixa tensão está de difundindo cada vez mais por que é menos sujeito a falhas devido à fuga da alta tensão causada por umidade, sujeira, etc...
Desligar um magneto significa conectá-lo à massa da aeronave?
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