CAPÍTULO 17
ESTABILIDADE
LATERAL
Quando um avião sofre um desequilíbrio lateral, por exemplo, através de uma rajada assimétrica, ele pode apresentar um dos três tipos de comportamentos descritos abaixo:
- Estaticamente Estável - O avião tende a retornar ao equilíbrio inicial.
- Estaticamente Instável - O avião tende a desequilibrar-se ainda mais.
- Estaticamente Indiferente O avião tende a continuar fora do equilíbrio.
Imagem 1 |
A estabilidade lateral é menos importante do que a estabilidade longitudinal por que os esforços laterais no avião são geralmente pequenos.
Existem basicamente cinco fatores que influem na estabilidade lateral:
- Diedro;
- Enflechamento;
- Efeito de Fuselagem;
- Distribuição de Pesos;
DIEDRO (Ângulo formado entre eixo lateral e envergadura)
Quando um avião está com as asas lateralmente desequilibradas, ela glissa na direção da asa mais baixa.
Como resultado da glissada, surge um vento lateral sobre a asa. Dependendo do diedro, o avião poderá ser estável ou instável, conforme mostram as figuras abaixo:
Imagem 2 |
NOTA - Evidentemente, se o diedro for nulo, o avião tende a ser estaticamente indiferente.
ENFLECHAMENTO (Ângulo formado entre a linha bordo de ataque e eixo lateral)
Durante uma glissada ou derrapagem, o enflechamento faz com que uma das asas seja atingida mais diretamente pelo vento lateral, produzindo portanto mais sustentação do que a outra.
isso influi na estabilidade lateral, conforme mostram as figuras abaixo (Imagem 3):
Imagem 3 |
EFEITO DE QUILHA
O vento lateral produz forças sobre as superfícies laterais do avião, podendo torná-lo:
- Estável - Quando a área lateral acima do CG (Centro de Gravidade) é maior do que a área lateral abaixo do CG (ver figura abaixo).
Imagem 4 |
- Instável - Quando a área lateral abaixo do CG é maior do que a área acima do CG.
EFEITO DE FUSELAGEM
O efeito de fuselagem diminui a estabilidade lateral, pois ele prejudica o efeito de diedro.
Por exemplo, a fuselagem na figura abaixo impede que o vento lateral alcance o extradorso da asa direita do avião, diminuindo portanto a estabilidade lateral.
Imagem 5 |
DISTRIBUIÇÃO DE PESOS
Nos aviões de asa alta, a fuselagem age com se fosse um pêndulo, aumentando a estabilidade lateral.
Imagem 6 |
Nos aviões de asa baixa, o peso da fuselagem tende a aumentar o desequilíbrio lateral do avião, reduzindo a estabilidade.
Imagem 7 |
Um avião não dever ter estabilidade lateral exagerada, por que deixaria de obedecer adequadamente ao comando dos ailerons.
Por essa razão, em alguns aviões de asa alta, a fuselagem atua como um poderoso pêndulo estabilizador, cujo efeito precisa ser parcialmente neutralizado através de diedro negativo.
ESTABILIDADE DINÂMICA LATERAL
Um avião estaticamente estável (quanto ao equilíbrio lateral) tende a voltar ao equilíbrio sempre que for lateralmente inclinado, porém nem sempre o conseguirá.
Existem três comportamentos possíveis:
- AVIÃO DINAMICAMENTE ESTÁVEL - O avião volta ao equilíbrio, amortecendo as oscilações.
Imagem 9 |
- AVIÃO DINAMICAMENTE INDIFERENTE - O avião tenta voltar ao equilíbrio, mas não consegue amortecer as oscilações.
Imagem 10 |
- AVIÃO DINAMICAMENTE INSTÁVEL - O avião tenta voltar ao equilíbrio, mas desequilibra-se cada vez mais.
Imagem 11 |
OBSERVAÇÃO - As figuras acima (Imagem 9, 10 e 11) mostram apenas o comportamento teórico do avião, porque as estabilidades lateral e direcional agem conjuntamente, tornando os movimentos do avião mais complexos.
Excelente. Uma aula muito clara e esclarecedora.
ResponderExcluirGilberto Braz
Muito obrigado pelo feedback, qualquer dúvida estamos a disposição para ajudar!!!
ExcluirBons Estudos!!!
VALEU MESMO!!! MUITO BEM EXPLICADO!
Excluirfernando gómez