CAPÍTULO XVII
FORMAÇÃO
DE
GELO
INTRODUÇÃO
Afeta a aeronave, tanto nas partes internas quanto externamente.
Nas partes internas o gelo se forma no tubo de Pitot, nos carburadores e nas tomadas de ar.
Externamente ocorre nas superfícies expostas
CONDIÇÕES
Aeronave voando através de água liquida visível na forma de chuva ou gotículas de nuvens.
Temperatura do ar e da aeronave devem ser iguais ou inferiores a 0 ºC.
CONSEQUÊNCIAS
Aumenta o peso e arrasto.
Diminui a sustentação e o impulso.
Aumenta o consumo de combustível.
Perda da eficiência da radio-comunicação.
Aumenta o peso e arrasto.
Diminui a sustentação e o impulso.
Aumenta o consumo de combustível.
Perda da eficiência da radio-comunicação.
INTENSIDADE
- FRACA: Não requer uso do sistema contra gelo. Removido pelo ar.
- MODERADA: Requer ocasionalmente o uso anti-ice. Mudança de FL.
- FORTE: Requer o uso continuo do anti-ice e mudança de FL.
- SEVERA: Sistema anti-ice se torna insuficiente. Mudança de FL.
ALTITUDE
NÍVEIS MÁXIMOS: 30.000 E 35.000 FT.
Dentro de Trovoadas pode chegar a 50.000 FT, principalmente no inverno e outono.
NÍVEIS MÁXIMOS: 30.000 E 35.000 FT.
Dentro de Trovoadas pode chegar a 50.000 FT, principalmente no inverno e outono.
TIPOS
O TAMANHO E A TEMPERATURA DAS GOTÍCULAS DETERMINAM A FORMAÇÃO DO GELO CLARO OU ESCARCHA;
A TEMPERATURA DA AERONAVE E A UMIDADE DO AR, A GEADA.
- GELO CLARO (LISO ou CRISTAL)
- Oferece maior perigo as aeronaves em voo.
- Denso, transparente, desprende-se com dificuldade, alterando o perfil aerodinâmico do avião.
- Formação com temperatura entre 0 e –10ºC em nuvens cumuliformes.
- Pode ser observado nas bandejas de um refrigerador
- ESCARCHA
- Gelo Opaco, Granulado ou Amorfo.
- Gelo leitoso que se forma com nuvens estratiformes entre –10º e –20ºC.
- Ar Estável.
- Igual ao que se forma cobrindo às paredes externas do congelador de uma geladeira.
- GEADA
- Fina camada aderindo aos bordos de ataque, para-brisas e janelas da aeronave em voo.
- Não pesa, nem altera os perfis da aeronave, mas afeta a visibilidade do piloto.
- Ocorre com aeronave em áreas muito frias.
- Ocorre sobre aviões à jato, quando descem em níveis baixos, quentes e saturados.
PROCESSO DE FORMAÇÃO
- MASSAS DE AR
- ESTÁVEL:
- Formação de gelo amorfo em NS e AS.
- INSTÁVEL:
- Formação de gelo claro em TCU e CB.
- FRONTAL
- Frente Fria e Linhas de Trovoada:
- Formação de Gelo Claro.
- Frente Quente e Estacionárias:
- Formação de Gelo Amorfo.
- Frente Oclusa:
- Formação de Gelo Claro e Amorfo.
EFEITOS DO GELO SOBRE A AERONAVE
- Sistema de Carburação:
- Reduz o rendimento do motor.
- Pode ocorrer três formas:
- Acúmulo de gelo na tomada de ar do motor afetando a mistura de combustível.
- Acúmulo de gelo no interior do carburador através do fluxo de ar no sistema de injeção.
- Resfriamento da evaporação do combustível ao ser introduzido na corrente de ar.
- Asas e Empenagem:
- Modifica o perfil aerodinâmico.
- Aumenta a resistência ao avanço e Diminui a sustentação.
- Hélices
- Reduz o rendimento.
- Motor apresenta vibrações devido ao desbalanceamento da hélice.
- Pode ocorrer formação de gelo do centro para as pontas.
- Tubo de Pitot
- Causa bloqueio do tubo de pitot.
- Afeta os instrumentos de velocidade vertical (climb), altímetro e velocímetro.
- Muitas vezes, a queda na velocidade indicada, é causada por gelo no Pitot.
- Antenas
- Produz efeito prejudiciais às comunicações
- Poderá romper a antena.
SISTEMAS DE COMBATE
Divididos em duas classes:
Divididos em duas classes:
- Anticongelantes: Impedem que a formação de gelo ocorra
- Descongelantes: Agem sobre o gelo já formado.
PROCEDIMENTOS (MECÂNICO/ TÉRMICO/ QUÍMICO)
a) providenciar a remoção do gelo depositado sobre a aeronave, antes da decolagem;
b) usar o sistema anti-gelo adequadamente, seguindo as normas operacionais para cada tipo de aeronave;
c) evitar níveis de voo dentro de nuvens com alto índice de precipitação, principalmente na faixa térmica entre 0 e -20°C;
d) subir para níveis mais altos ou descer para faixas térmicas positivas (se possível), quando pressentir que os sistemas de combate à formação de gelo se tornaram ineficientes e
e) enviar mensagem de posição, reportando formações de gelo em seu nível de voo, caso tenha sido surpreendido.
EXERCÍCIOS
1) O gelo claro, numa aeronave, ocorrerá quando a temperatura estiver entre:
a) –2ºC e 0ºC;
b) –1ºC e 0ºC;
c) –10ºC e 0ºC;
d) 0ºC e 0,5ºC;
a) –2ºC e 0ºC;
b) –1ºC e 0ºC;
c) –10ºC e 0ºC;
d) 0ºC e 0,5ºC;
2) Para evitar a formação de gelo em aeronaves, o piloto deverá voar:
a) Fora de nuvens;
b) Com temperaturas abaixo de –40ºC;
c) Em locais com umidade elevada;
d) Sempre com temperaturas negativas;
a) Fora de nuvens;
b) Com temperaturas abaixo de –40ºC;
c) Em locais com umidade elevada;
d) Sempre com temperaturas negativas;
3) O gelo claro (vidrado) predomina:
a) abaixo de 0ºC em CB;
b) acima de 0ºC em NS;
c) abaixo de 0ºC em NS;
d) acima de 0ºC em CB;
vlw, mt boa a explicação
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