terça-feira, 12 de maio de 2015

Meteorologia -> Capítulo XVIII - TROVOADAS



CAPÍTULO XVIII


TROVOADAS


INTRODUÇÃO

Existem neste momento 2.000 Trovoadas em progresso.
Cerca de 45.000 trovoadas ocorrem todos os dias.
Raios atingem 100 vezes por segundo a superfície terrestre.

DEFINIÇÃO

Conjunto de fenômenos que se produzem associados a uma nuvem cumulonimbus.
Fenômeno meteorológico que constitui num dos maiores riscos para a atividade aérea.

FORMAÇÃO

Quantidade suficiente de vapor de água.
Instabilidade.
Correntes Ascendentes.

ESTÁGIOS


  • CUMULUS
    • Primeira fase do ciclo de vida.
    • Predominância das correntes ascendentes desde os níveis inferiores.
    • Diâmetro: 3 a 8 Km.
    • Topo: 5 a 8 Km.
  • MATURIDADE
    • Estagio mais turbulento no ciclo de vida de uma trovoada.
    • Predominância das correntes ascendentes e descendentes.
    • Ventos fortes;
    • Trovões e Relâmpagos;
    • Queda brusca de temperatura;
    • Aumento rápido da pressão;
    • Windshear;
    • Precipitação forte;
    • Granizo;
    • Turbulência;
    • Formação de Gelo;
  • DISSIPAÇÃO
    • Predominância das correntes descendentes.
    • A turbulência torna-se menos intensa.
    • Os ventos de rajada vão desaparecendo.
    • Aparece a Bigorna.
    • Raios na horizontal.
TIPOS DE TROVOADA

  • TROVOADA DE FRENTE FRIA                                                                               
    • São as mais violentas, mais perigosas.                                                                     
    • São sempre mais comuns e mais intensas.
  • TROVOADA DE FRENTE QUENTE                                                                        
    • São menos violentas, e nuvens estratiformes envolvem e encobrem o CB.
    • São mais estáveis e raramente ocorrem.
  • TROVOADA PRÉ-FRONTAL                                                                                  
    • Surge paralela à frente fria, de 80 a 500 Km na sua dianteira. São violentas.
  • TROVOADA DE FRENTE OCLUSA                                                                 
    • Também envolvida por nuvens estratiformes, apresenta grandes desenvolvimentos na vertical.
CONDIÇÕES DE TEMPO ASSOCIADOS A TROVOADA

  • TURBULÊNCIA 
    • Produzida pela combinação de intensas correntes ascendentes e descendentes.
    • Mais intensa na parte dianteira do CB, aumentando de baixo para cima até o nível médio da nuvem.
  • GRANIZO
    • Encontrado durante o estágio de Maturidade.
    • Ocorre acima do nível de 0ºC.
    • Identificado pela coloração esverdeada.
  • GELO 
    • Gelo Claro entre os níveis 0 ºC e –10 ºC e Gelo Amorfo entre 0ºC e –20ºC.
    • Grandes velocidades das aeronaves mais modernas e os sistemas antigelo existentes minimizam os seus resultados.
  • CHUVA / RELÂMPAGOS
    • Descargas elétricas que ocorrem devido acúmulo de cargas elétricas dentro do CB.
    • Temperatura próxima a 30.000ºC.
    • Tende a fluir ao longo das partes metálicas.
    • Constitui o excesso de energia que não é mais utilizada no crescimento vertical.
    • Dianteira: Relâmpago Vertical.
    • Traseira: Relâmpago Horizontal.
EFEITOS DOS ALTÍMETRO

Devido a grande variação de pressão apresenta erro de indicação para mais (erro de altitude para menos) na entrada e erro de indicação para menos (erro de altitude para mais) na saída.

Entrada: Indicando mais do que o Real. QNH < QNE
Saída: Indicando menos do que o Real.  QNH > QNE

VENTOS DE SUPERFÍCIE                                                                                                     

As rajadas e instabilidade do vento são perigosas para o pouso e decolagem de aeronaves.

TÉCNICAS DE VOO

Voo praticável nos estágios Cumulus e de Dissipação.
CB isolado circunde-o pela ESQUERDA no HS, mantendo distância de 30 Km da tempestade.
Quando a base da nuvem for alta e o relevo permitir deve-se manter uma altura de 1.000 M das maiores elevações.
Subir a níveis mais elevados (acima do FL300).
Fazer voo manual.
Desligar o equipamento de rádio.
Aumentar o RPM (Dentro do limite de segurança da aeronave).
Manter o rumo e jamais tentar voltar.
Evitar manobras bruscas.

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