sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

METEOROLOGIA -> CAPÍTULO VII - ALTIMETRIA




CAPÍTULO VII


ALTIMETRIA


ALTÍMETRO:

    Barômetro aneróide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
    O altímetro indica a distância da aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste.

QFE:

    Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.

QFF:

    Pressão da estação reduzida ao NMM em condições de atmosfera real. Usado na analise das cartas sinóticas.

QNH:

    Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.

QNE:

    Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 HPA ou 29,92 pol Hg.

UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS

  1. Solo: QNH
  2. Decolagem até Altitude de Transição: QNH
  3. Na Altitude de Transição: Mudança de QNH para QNE
  4. Nível de Voo: QNE
  5. Pouso: Nível de Transição QNE / QNH
  6. Solo: QNH

ERROS ALTIMÉTRICOS

PRESSÃO

- QNH > QNE

    Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hpa.

    Erro de indicação Altimétrica  para Menos: Indicando menos do que o Real.
      - Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft.
 
    Erro de Pressão para Mais. Ex: 1020,2 > 1013,2




  
- QNH < QNE

    Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hpa.

    Erro de indicação Altimétrica  para Mais. Indicando mais do que o Real.
       - Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft.

    Erro de Pressão para Menos. Ex: 1003,2 < 1013,2





Exemplos

1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hpa, estará voando na altitude?
- Estará indicando 9.000 (à menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft. 
- Erro de Indicação Altimétrica para menos.


2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hpa encontra-se na altitude?
 - Estará indicando 7.000 (à mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft. 
 - Erro de Indicação Altimétrica para mais



ERROS COMBINADOS

Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão (EP)
- Calcula-se o erro de temperatura (ET)
- Depois efetuamos a correção simultânea.

TEMPERATURA

    Ocorre devido à diferença entre a temperatura real e a temperatura padrão para o nível considerado.

Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre TR e TP haverá 4% de erro de altitude de pressão.

TEMPERATURA REAL > TEMPERATURA PADRÃO 
 
    Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.

Erros:
De Indicação: altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TR>TP

Exemplo
1) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hpa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:
TEMPERATURA REAL < TEMPERATURA PADRÃO
    Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.

Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
De Temperatura: para menos. TR<TP




2) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hpa, teremos altitude verdadeira de:




CRÍTICO PARA AVIAÇÃO: PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA BAIXA
  
ALTITUDE-DENSIDADE

A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.

Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura. 

Fórmula
AD = AP + 100 (T – ISA)

AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
T = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível 

A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100Ft. na altitude densidade.
  
    •Os principais fatores que afetam a AD são:
        –altitude, temperatura e umidade do ar.

    •Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.

Exemplos

1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:

AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT

2)Considerando que a elevação de um aeródromo é de 1.000ft e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será de:

AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT

3)Considerando a elevação de um aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será de:

AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT

4) Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude de densidade é de :

AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
AD = 8.500FT

Nenhum comentário:

Postar um comentário