CAPÍTULO VII
ALTIMETRIA
ALTÍMETRO:
Barômetro aneróide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
Barômetro aneróide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
O altímetro indica a distância da aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste.
QFE:
Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.
Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.
QFF:
Pressão da estação reduzida ao NMM em condições de atmosfera real. Usado na analise das cartas sinóticas.
Pressão da estação reduzida ao NMM em condições de atmosfera real. Usado na analise das cartas sinóticas.
QNH:
Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
QNE:
Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 HPA ou 29,92 pol Hg.
Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 HPA ou 29,92 pol Hg.
UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
- Solo: QNH
- Decolagem até Altitude de Transição: QNH
- Na Altitude de Transição: Mudança de QNH para QNE
- Nível de Voo: QNE
- Pouso: Nível de Transição QNE / QNH
- Solo: QNH
ERROS ALTIMÉTRICOS
PRESSÃO
- QNH > QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hpa.
Erro de indicação Altimétrica para Menos: Indicando menos do que o Real.
- Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft.
- QNH < QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hpa.
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hpa.
Erro de indicação Altimétrica para Mais. Indicando mais do que o Real.
- Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft.
Erro de Pressão para Menos. Ex: 1003,2 < 1013,2
Exemplos
Erro de Pressão para Menos. Ex: 1003,2 < 1013,2
Exemplos
1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hpa, estará voando na altitude?
- Estará indicando 9.000 (à menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft.
2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hpa encontra-se na altitude?
- Estará indicando 7.000 (à mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft.
ERROS COMBINADOS
Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão (EP)
- Calcula-se o erro de temperatura (ET)
- Depois efetuamos a correção simultânea.
TEMPERATURA
Ocorre devido à diferença entre a temperatura real e a temperatura padrão para o nível considerado.
Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre TR e TP haverá 4% de erro de altitude de pressão.
TEMPERATURA REAL > TEMPERATURA PADRÃO
Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TR>TP
Exemplo
1) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hpa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:
TEMPERATURA REAL < TEMPERATURA PADRÃO
Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
2) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hpa, teremos altitude verdadeira de:
ALTITUDE-DENSIDADE
A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.
Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura.
Fórmula
AD = AP + 100 (T – ISA)
AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
T = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível
A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100Ft. na altitude densidade.
•Os principais fatores que afetam a AD são:
–altitude, temperatura e umidade do ar.
•Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.
Exemplos
1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:
1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT
2)Considerando que a elevação de um aeródromo é de 1.000ft e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será de:
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT
3)Considerando a elevação de um aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será de:
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT
4) Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude de densidade é de :
AD = AP + 100 x (T – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
AD = 8.500FT
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