sexta-feira, 8 de maio de 2015

Meteorologia -> Capítulo XVI - TURBULÊNCIA




CAPÍTULO XVI


TURBULÊNCIA


DEFINIÇÕES

Para uma aeronave em voo, a atmosfera é considerada turbulenta quando há irregularidade do movimento do fluxo do ar.
Resultado do aquecimento diferenciado do solo e/ou obstáculos naturais.

TIPOS DE TURBULÊNCIA


  • CONVECTIVA / MECÂNICA / DINÂMICAS
    • TURBULÊNCIA CONVECTIVA OU TÉRMICA
      • É causada pelas variações  térmicas verticais superiores a 1ºC/100M.
      • Mais intensa nas tardes de verão sobre o continente.
      • Nuvens: Cumulus
      • Gradiente Térmico < ou = RAS
      • (entre 0,6ºC e 1ºC/100m)
      • Turbulência dentro da nuvem
      • Gradiente Térmico > RAS
      • Turbulência dentro e fora da nuvem
      • Turbulência Convectiva é sempre mais intensa em trovoada no estágio Maturidade
    • TURBULÊNCIA MECÂNICA (OBSTÁCULO)
      • Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo.
      • Topografia acidentada e as edificações podem provocar desvios no fluxo horizontal do ar atmosférico.
    • TURBULÊNCIA OROGRÁFICA/SOLO
      • Superfície: Afeta pouso e decolagem.
      • Altitude: Afeta aeronaves em voo.
      • Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a uma cordilheira.
      • Ocorre a sotavento e sua intensidade é consequência da velocidade do vento e da altura do relevo.
      • Formação de Ondas Orográficas (Montanha ou estacionárias).
      • Nuvens Lenticulares formam-se acima do topo da montanha e Nuvens Rolos formam-se abaixo do topo das montanhas a sotavento.
      • Ao aproximar do topo de uma montanha, a sotavento, uma aeronave tenderá a perder Altitude.
      • Ondas estacionárias são observadas a sotavento das montanhas.
      • Precauções
      • a) Corrigir a velocidade indicada da aeronave para suavizar os efeitos da turbulência, segundo as normas do aparelho;
      • b) Evitar voos à baixa altura entre montanhas, principalmente nas proximidades do lado sotavento de uma delas;
      • c) Evitar as nuvens "rolo", pois constituem áreas de intensa turbulência;
      • d) Evitar nuvens lenticulares, principalmente se seus bordos forem esfarrapados;
      • e) Não confiar, excessivamente, nas indicações do altímetro próximo aos picos de montanhas, pois podem conter erros superiores a 1.000 pés;
      • f) Executar a aproximação para pouso em velocidade pouco acima da prevista, a fim de evitar uma queda brusca de sustentação; 
      • g) Estar atento para os possíveis efeitos psicológicos da turbulência sobre a tripulação.
    • TURBULÊNCIA DINÂMICA
      • FRONTAL
        • Ascensão do ar quente na rampa frontal. Quanto mais quente e úmido e instável estiver o ar, maior será a turbulência.
        • As turbulência frontais mais severas são associadas as Frentes Frias.
      • TURBULÊNCIA EM AR CLARO
        • Turbulência sem nenhuma advertência visual.
        • Ocorrem associadas a correntes de jato.
        • No inverno e sobre os continentes entre 20.000 e 40.000 FT.
      • WINDSHEAR
        • Ocorre quando existe variação da velocidade do vento ou em sua direção dentro de uma curta distância.
        • Aparece associada às trovoadas, podendo ocorrer associadas às frentes, brisa marítima, onda orográficas e inversão de temperaturas.
        • Também conhecido como Tesoura de Vento, Cortante de Vento, Gradiente de Vento ou Cisalhamento. 
      • ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
        • São vórtices de pontas de asas surgem nas laterais da esteira, formando turbilhões intensos e perigosos para aeronaves de menor porte, peso e velocidade.
        • Na decolagem, sair da pista antes do ponto de “saída de solo” da aeronave precedente.
        • Ao pousar, tocar a pista depois do ponto de toque da aeronave precedente.
EXERCÍCIOS

1) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) Convectiva                           b) em ar claro
c) mecânica à superfície        d) mecânica em montanhas

2) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal                                    b) mecânica
c) convectiva                             d) em ar claro

3) A fim de evitar a turbulência convectiva, o voo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima                                   b) abaixo
c) no interior                             d) abaixo ou acima
RESPOSTAS: 1D; 2B; 3A

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