CAPÍTULO XVI
TURBULÊNCIA
DEFINIÇÕES
Para uma aeronave em voo, a atmosfera é considerada turbulenta quando há irregularidade do movimento do fluxo do ar.
Resultado do aquecimento diferenciado do solo e/ou obstáculos naturais.
Resultado do aquecimento diferenciado do solo e/ou obstáculos naturais.
TIPOS DE TURBULÊNCIA
- CONVECTIVA / MECÂNICA / DINÂMICAS
- TURBULÊNCIA CONVECTIVA OU TÉRMICA
- É causada pelas variações térmicas verticais superiores a 1ºC/100M.
- Mais intensa nas tardes de verão sobre o continente.
- Nuvens: Cumulus
- Gradiente Térmico < ou = RAS
- (entre 0,6ºC e 1ºC/100m)
- Turbulência dentro da nuvem
- Gradiente Térmico > RAS
- Turbulência dentro e fora da nuvem
- Turbulência Convectiva é sempre mais intensa em trovoada no estágio Maturidade
- TURBULÊNCIA MECÂNICA (OBSTÁCULO)
- Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo.
- Topografia acidentada e as edificações podem provocar desvios no fluxo horizontal do ar atmosférico.
- TURBULÊNCIA OROGRÁFICA/SOLO
- Superfície: Afeta pouso e decolagem.
- Altitude: Afeta aeronaves em voo.
- Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a uma cordilheira.
- Ocorre a sotavento e sua intensidade é consequência da velocidade do vento e da altura do relevo.
- Formação de Ondas Orográficas (Montanha ou estacionárias).
- Nuvens Lenticulares formam-se acima do topo da montanha e Nuvens Rolos formam-se abaixo do topo das montanhas a sotavento.
- Ao aproximar do topo de uma montanha, a sotavento, uma aeronave tenderá a perder Altitude.
- Ondas estacionárias são observadas a sotavento das montanhas.
- Precauções
- a) Corrigir a velocidade indicada da aeronave para suavizar os efeitos da turbulência, segundo as normas do aparelho;
- b) Evitar voos à baixa altura entre montanhas, principalmente nas proximidades do lado sotavento de uma delas;
- c) Evitar as nuvens "rolo", pois constituem áreas de intensa turbulência;
- d) Evitar nuvens lenticulares, principalmente se seus bordos forem esfarrapados;
- e) Não confiar, excessivamente, nas indicações do altímetro próximo aos picos de montanhas, pois podem conter erros superiores a 1.000 pés;
- f) Executar a aproximação para pouso em velocidade pouco acima da prevista, a fim de evitar uma queda brusca de sustentação;
- g) Estar atento para os possíveis efeitos psicológicos da turbulência sobre a tripulação.
- TURBULÊNCIA DINÂMICA
- FRONTAL
- Ascensão do ar quente na rampa frontal. Quanto mais quente e úmido e instável estiver o ar, maior será a turbulência.
- As turbulência frontais mais severas são associadas as Frentes Frias.
- TURBULÊNCIA EM AR CLARO
- Turbulência sem nenhuma advertência visual.
- Ocorrem associadas a correntes de jato.
- No inverno e sobre os continentes entre 20.000 e 40.000 FT.
- WINDSHEAR
- Ocorre quando existe variação da velocidade do vento ou em sua direção dentro de uma curta distância.
- Aparece associada às trovoadas, podendo ocorrer associadas às frentes, brisa marítima, onda orográficas e inversão de temperaturas.
- Também conhecido como Tesoura de Vento, Cortante de Vento, Gradiente de Vento ou Cisalhamento.
- ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
- São vórtices de pontas de asas surgem nas laterais da esteira, formando turbilhões intensos e perigosos para aeronaves de menor porte, peso e velocidade.
- Na decolagem, sair da pista antes do ponto de “saída de solo” da aeronave precedente.
- Ao pousar, tocar a pista depois do ponto de toque da aeronave precedente.
EXERCÍCIOS
1) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) Convectiva b) em ar claro
c) mecânica à superfície d) mecânica em montanhas
a) Convectiva b) em ar claro
c) mecânica à superfície d) mecânica em montanhas
2) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal b) mecânica
c) convectiva d) em ar claro
3) A fim de evitar a turbulência convectiva, o voo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima b) abaixo
c) no interior d) abaixo ou acima
RESPOSTAS: 1D; 2B; 3A
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