CAPÍTULO XVI
SISTEMA DE RESFRIAMENTO
NECESSIDADE DO RESFRIAMENTO
A eficiência do motor térmico é tanto maior quanto maior a temperatura da combustão. Mas o calor produzido aquece os cilindros do motor, podendo prejudicar o funcionamento e causar danos. Daí surge a necessidade do resfriamento ou arrefecimento do motor.
A temperatura das partes metálicas do motor, especialmente das de liga de alumínio, deve ser mantida em valores abaixo de 300°C. Conforme mostra a figura a baixo (Imagem 1) o excesso de temperatura causa efeitos nocivos em diversas partes do motor.
Por outro lado, a temperatura não deve descer abaixo de um determinado valor mínimo, pois o vapor de gasolina poderá voltar ao estado líquido, empobrecendo a mistura e causando a parada do motor. Isso é mais comum em descida prolongadas com motor lento, em dias muito frios.
SISTEMA DE RESFRIAMENTO
Existem dois sistemas de resfriamentos do motor: resfriamento a líquido (ou arrefecimento indireto), e resfriamento a ar (ou arrefecimento direto).
Em ambos os casos, o óleo lubrificante ajuda a resfriar o motor, transferindo calor ao ar através do radiador de óleo, conforme estudamos no capítulo "Sistema de Lubrificação"
A eficiência do motor térmico é tanto maior quanto maior a temperatura da combustão. Mas o calor produzido aquece os cilindros do motor, podendo prejudicar o funcionamento e causar danos. Daí surge a necessidade do resfriamento ou arrefecimento do motor.
A temperatura das partes metálicas do motor, especialmente das de liga de alumínio, deve ser mantida em valores abaixo de 300°C. Conforme mostra a figura a baixo (Imagem 1) o excesso de temperatura causa efeitos nocivos em diversas partes do motor.
Imagem 1 |
Por outro lado, a temperatura não deve descer abaixo de um determinado valor mínimo, pois o vapor de gasolina poderá voltar ao estado líquido, empobrecendo a mistura e causando a parada do motor. Isso é mais comum em descida prolongadas com motor lento, em dias muito frios.
SISTEMA DE RESFRIAMENTO
Existem dois sistemas de resfriamentos do motor: resfriamento a líquido (ou arrefecimento indireto), e resfriamento a ar (ou arrefecimento direto).
Em ambos os casos, o óleo lubrificante ajuda a resfriar o motor, transferindo calor ao ar através do radiador de óleo, conforme estudamos no capítulo "Sistema de Lubrificação"
RESFRIAMENTO A LÍQUIDO
Neste sistema, os cilindros são resfriados por um líquido, que pode ser água ou etileno-glicol. Este, apesar de ser mais caro e absorver menos calor que a água, tem a vantagem de não ferver ou congelar facilmente e seu volume diminui quando congela, não danificando portanto as tubulações e outras partes do sistema.
O resfriamento a líquido proporciona melhor transferência de calor e melhor controle e estabilização da temperatura. os motores podem ter tolerância ("folgas") menores, ganhando em eficiência, potência, durabilidade e confiabilidade. São fabricados ainda hoje em quantidade limitada, para usos especiais.
Imagem 2 |
O líquido usado no resfriamento do motor é enviado por uma bomba a um radiador, onde é resfriado pelo ar externo. o resfriamento excessivo é enviado através de um termostato.
RESFRIAMENTO A AR
Este é o sistema de arrefecimento mais utilizado, porque é mais simples, leve e barato. Suas desvantagens são a maior dificuldade de controle de temperatura e a tendência ao superaquecimento. Isso requer folgas maiores entre as peças, a fim de comportar a maior dilatação provocada pelo calor.
Essa folgas diminuem a potência e a eficiência. Os cilindros e suas cabeças possuem alhetas de resfriamento para facilitar a transferência de calor. Podem ser usados ainda os defletores e flapes de arrefecimento, cujas funções estão mostradas nas figuras abaixo:
Imagem 3 |
Nos motores com cilindros horizontais opostos, os defletores formam uma caixa de ar acima dos cilindros, onde a pressão foi aumentada devido ao impacto de ar acima dos cilindros, onde a pressão foi aumentada devido ao impacto do ar que estra na carenagem. Essa pressão faz com que o ar desça verticalmente, atravessando as alhetas dos cilindros.
Imagem 4 |
CONTROLE DE TEMPERATURA
As condições climáticas no Brasil fazem com que a maior parte dos problemas de temperatura do motor sejam relacionadas ao superaquecimento. Para reduzir a temperatura, o piloto pode lançar mão dos seguintes recursos:
- Abrir flapes de arrefecimento, se houver, para aumentar o fluxo de ar de arrefecimento;
- Reduzir potência, para diminuir o calor produzido nos cilindros;
- Aumentar a velocidade de voo, a fim de aumentar o fluxo de ar sobre o motor (todavia se aumentar a potência, isto é, o avião deve iniciar uma descida ou deixar de subir)
- Usar mistura rica, se for possível. O excesso de combustível resfriará o motor, apesar de aumentar o consumo.
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