quinta-feira, 26 de junho de 2014

AERODINÂMICA E TEORIA DE VOO -> Capítulo III - Fluídos e Atmosfera


CAPÍTULO 3 
FLUÍDOS E ATMOSFERA





FLUÍDO 

É todo corpo que não possui forma fixa.

Existem duas espécies de fluídos:


  • Líquidos - Água, Gasolina, Óleo e etc...
  • Gases     - Ar, Oxigênio, Vapor D'água e etc..

Os aviões voam através do ar. Por esse motivo, é extremamente importante conhecer as propriedades do ar que afetam o voo.

Essas propriedades (ou parâmetros) são:

  1. Temperatura;
  2. Densidade;
  3. Pressão;


TEMPERATURA

A temperatura é medida através de termômetros que podem ser graduados em escala Celsius ou Fakrenheint.

Abaixo vemos um termômetro graduado em escala Celsius (ou Centigrada), que é a mais conhecida. O zero dessa escala é a temperatura de congelamento da água e 100ºC corresponde à temperatura de fervura da água. 






Abaixo vemos um termômetro na escala Fahrenheit, usada nos países de língua inglesa.

Nessa escala, a temperatura de congelamento da água corresponde a 32ºF, e a temperatura de fervura a 212ºF.







ESCALAS ABSOLUTAS

Mais tarde, descobriu-se que a menor temperatura possível na natureza é igual a 273ºC ou -460ºF, a qual deve ser adotada como verdadeiro zero (Zero Absoluto) das escalas termométricas.

Assim, alterando a posição do zero, a escala Celsius originou a escala Kelvin. Nos Países de língua inglesa, a escala Fahrenheit deu origem a Rankine.

As escalas Kelvin e Rankine são chamadas "escalas absolutas" e somente elas podem ser usadas em cálculos.


A figura abaixo ilustra todas as escalas de temperatura:






DENSIDADE

É a massa por unidade de volume do gás.

A densidade varia inversamente com o volume, ou seja, a densidade aumenta quando o volume diminui e vice-versa.

Na figura abaixo, o gás comprimido tem a mesma massa do gás não comprimido (Não houve fuga do mesmo); porém, como o volume diminui, sua densidade é maior.




PRESSÃO ESTÁTICA

Sabemos que o ar contido no pneu de um automóvel ou o gás dentro de um botijão exercem uma pressão sobre as paredes do recipiente.

Esse tipo de pressão chama-se pressão estática, por que é exercida por um gás estático, isso é, em repouso.





LEI DOS GASES

É a lei que descreve o comportamento dos gases, ou seja, a maneira como variam a pressão, a temperatura e a densidade dos gases.

Como exemplo, temos:


  • Se Aumentarmos a pressão de um gás:
    • A Temperatura aumentará;
    • A Densidade Aumentará;

  • Se Aumentarmos a temperatura de um gás
    • A pressão aumentará;
    • A densidade diminuirá;





As variações de pressão, densidade e temperatura são sempre direta ou inversamente proporcionais entre si, em obediência à Lei dos Gases.

Por exemplo:

  • Aumentando-se duas vezes a pressão de um gás, sua densidade também aumentará duas vezes.
  • Diminuindo-se a temperatura de um gás para a metade, sua pressão também cairá para a metade do valor inicial.
  • Aumentando-se a temperatura 7 vezes, sua densidade diminuirá 7 vezes.
  • Aumentando-se a pressão 5 vezes, a temperatura aumentará 5 vezes.

NOTA:

As temperaturas consideradas devem ser absolutas, ou seja, quando se diz que a temperatura aumentou 2 vezes, subentende-se que a temperatura em graus RANKINE ou KELVIN aumentou duas vezes. 
Por exemplo, o dobro de 27ºC não é 54ºC. 
O valor certo é 327ºC, conforme explicado a seguir:
  • 27ºC é igual a: 27 + 273 = 300º K;  
  • O dobro de 300ºK é igual a 600ºK; 
  • 600ºK é igual a 600 - 273 = 327ºC;

ATMOSFERA

É a camada de ar que circunda a terra; 

É a mistura de gases que contem aproximadamente:
  1. 21% de Oxigênio;
  2. 78% de Nitrogênio;
  3. 1% de Outros Gases;


O ar atmosférico pode ainda conter vários componentes estranhos como a poeira, vapor d'água e poluentes diversos.


PRESSÃO ATMOSFÉRICA

É a pressão exercida pelo ar sobre todas as coisas que estão dentro da atmosfera.

Comprovando a existência dessa pressão, se fizermos um vácuo no interior de uma lata vazia de paredes finas, esta ficará inteiramente amassada devido à pressão atmosférica que age no lado externo.


VARIAÇÃO DOS PARÂMETROS ATMOSFÉRICOS

Os parâmetros atmosféricos mais importantes são:


  • A Pressão;
  • A Densidade;
  • A Temperatura do Ar;

Como regra geral os valores destes três parâmetros diminuem quando a altitude aumenta.

A densidade depende ainda da umidade. Quanto maior a umidade, menor será a densidade do ar, pois o vapor d'água que constitui a umidade é mais leve do que o oxigênio e o nitrogênio do ar.

Além da altitude e da umidade, diversas influências meteorológicas fazem variar os parâmetros atmosféricos.

ATMOSFERA PADRÃO

O desempenho do avião, ou seja, a velocidade máxima, o comprimento da pista requerida para decolagem e etc, dependem muito dos parâmetros atmosféricos.

Como esses parâmetros variam de momento a momento e de acordo com o local, torna-se necessário criar uma Atmosfera Padrão, a qual nos possibilitaria:


  • Calcular o desempenho de aviões em diversas condições, a partir de uma condição padrão.
  • Comparar desempenhos de aviões diferentes.
  • Padronizar os critérios de avaliação dos desempenhos de aviões pelos diversos fabricantes de todo o mundo.

ATMOSFERA PADRÃO ISA (ICAO STANDARD ATMOSPHERE)


A atmosfera padrão mais conhecida é a ISA, a qual foi definida pela Organização da Aviação Civil Internacional - OACI (ICAO em Inglês)  - com sede em Montreal, no Canadá.

São adotados os seguintes parâmetros para o nível do mar:

  • Pressão : 1013,25 hPa (760mm de mercúrio) 29,92 Poleg.
  • Densidade : 1,225 Kg/m³ (0,1249 Kgf.s².m);
  • Temperatura : 15ºC;

ALTÍMETRO

A pressão atmosférica diminui quando a altitude aumenta.

Isso pode ser aproveitado na construção dos altímetros dos aviões.

Na realizada, o altímetro é apenas um manômetro (Instrumento medidor de pressão) especialmente adaptado para mostrar ao piloto a altitude em que ele se encontra, em vez da pressão do ar fora do avião.

Depois de fabricado, o altímetro é calibrado para indicar a altitude correta na atmosfera padrão. 

Entretanto, na atmosfera real a pressão varia de forma diferente da atmosfera padrão; portanto a altitude indicada pelo altímetro apresentará um determinado erro.

Na prática, esse erro não apresenta inconvenientes quanto à segurança de voo, por que todos os aviões que voam em uma mesma região estarão com erros iguais, portanto sem perigo de colisão.

A altitude indicada pelo altímetro recebe o nome de Altitude de Pressão, e a altitude real em que o avião está voando chama-se Altitude Verdadeira.




ALTITUDE DENSIDADE

Como a densidade do ar atmosférico diminui com o aumento da altitude, é teoricamente possível construir um aparelho medir de densidade e adaptá-lo, transformando-o em um altímetro.

Entretanto, da mesma forma como acontece com a pressão atmosférica, a densidade do ar na atmosfera real também varia de maneira diferente da atmosfera padrão.

Portanto a altitude indicada pelo instrumento será quase sempre incorreta, e recebe o nome de Altitude Densidade.

Na prática, a altitude densidade só tem interesse no estudo do teto de subida (Altitude Máxima Atingida) dos aviões, conforme veremos no capítulo posterior.

Para determinar a altitude densidade, geralmente usam-se tabelas ou o computador de voo.

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